Agenda Eco sapiens
Programa visa discutir políticas ambientais da Universidade
ULBRA lança programa de responsabilidade ambiental
O evento do lançamento oficial da EXPOULBRA, na ULBRA Canoas, realizado na noite de quarta-feria, 07.11, foi marcado por muito “barulho”. Além da movimentação de alunos e visitantes que passavam pelo saguão do prédio 16 (ULBRATECH), o encontro também foi marcado pelo lançamento da Agenda Eco sapiens – um programa institucional que prevê a discussão e adequação das políticas ambientais da Universidade. Além da Reitoria e da direção geral do campus Canoas, estiveram presentes funcionários, docentes e estudantes.
Os pró-reitores de Graduação, Ricardo Willy Rieth, e de Pesquisa e Pós-graduação, Erwin Tochtrop Júnior, fizeram breves falas destacando a importância da integração dos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Para eles, a EXPOULBRA é o momento de intercâmbio de ideias que pretende projetar uma visão futura aos alunos da ULBRA.
Agenda ULBRA Eco sapiens
O vice-reitor e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker, apresentou a logomarca da Agenda ULBRA Eco sapiens, criada pela AGEX – Agência Experimental de Comunicação da Universidade.
Criada e regulamentada através da resolução número 31, aprovada pelo Consun, a Agenda ULBRA Eco sapienssurgiu a partir da fusão do Grupo Ambiental Permanente - GAP e do Grupo Selo verde, grupos compostos por professores e funcionários que discutem procedimentos e técnicas voltadas à área ambiental na Instituição.
O coordenador do curso de Ciências Biológicas, Marcos Machado, explicou que a proposta tem como objetivos desenvolver ações que visem o cumprimento da legislação que tratam do tema, além de incentivar a participação, individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação e defesa da qualidade de vida e do meio ambiente.
O conceito ULBRA Eco sapiens surgiu de uma discussão entre professores, prefeitura do campus, funcionários e diretores de escolas da Rede ULBRA, liderados pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.
O reitor Marcos Fernando Zimmer, encerrando o evento, destacou a grande movimentação da EXPOULBRA e citou que o barulho da Feira remete ao intercâmbio de ideias, “lembra o ambiente escolar”. Ele também fez referência à Agenda ULBRA Eco sapiens.
Além de docentes e alunos da Universidade, passaram pela EXPOULBRA aproximadamente dois mil estudantes de 38 escolas visitantes.
Projetos já em andamento
O professor Marcos Machado informou que alguns projetos da Agenda ULBRA Eco sapiens já estão em andamento. Entre eles destacam-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), cujo tema integrador é Sustentabilidade e Cidadania, o Centro de Educação Socioambiental, o Museu de Ciências Naturais, a Unidade de Triagem e Reciclagem de Resíduos, a Logística Reversa de Medicamentos (realizada pelo curso de Farmácia) e a implantação do projeto piloto de Coleta Seletiva.
Tags
Notícias relacionadas
-
30
JUNPodTerceirão Atuação do administrador é tema de podcast gravado na Ulbra -
02
JUNEducação Alunos do Colégio São Lucas lançam podcast sobre profissões -
21
DEZInspiração A Universidade como extensão de aprendizagem do Ensino Básico -
05
OUTInovação Para alunos da Rede de Escolas, Startup Teens chega à 2ª edição
Últimas notícias
-
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País