Escritora e os negros
Série Encontro com o Autor recebe Irene Santos
Irene Santos palestra dia 12.11 pelo Programa Fome de Ler
No dia 12 de novembro, às 19h30, a série Encontro com o Autor, do Programa de Leitura Fome de Ler, terá a presença de Irene Santos, fotógrafa, autora das obras Negro em Preto e Branco: história fotográfica da população negra de Porto Alegre, e Colonos e Quilombolas: memória fotográfica das colônias africanas de Porto Alegre. Além da apresentação da autora, ocorre debate com o coordenador do curso de História da ULBRA Canoas, professor Roberto Santos, e acadêmicos das licenciaturas em História e de Artes Visuais do campus.
O Encontro com o Autor será no Ponto de Leitura, na Estação do Livro, localizada entre os prédio da ULBRATECH e prédio 14, na ULBRA Canoas. Entrada franca.
Irene Santos (foto) é fotógrafa, licenciada em História (UFRGS), microempresária, atua com fotografia, programação visual, design gráfico e web design. Saiba mais sobre a palestrante, clicando aqui.
Obras:
- Negro em Preto e Branco: história fotográfica da população negra de Porto Alegre/ Irene Santos (organizadora) Porto Alegre: Do Autor, 2005
Com registros fotográficos reveladores da atuação da comunidade negra na cultura, esporte, política e cotidiano no período que vai de 1850 até o final dos anos de 1970, Negro em preto e branco resgatou de acervos particulares e públicos os retratos dos encontros, das festas familiares, das comemorações, viagens, formaturas, o Carnaval, as crenças, o cotidianos das pessoas anônimas. Traz imagens fotográficas reveladoras da beleza, força e dignidade do povo negro. Clique aqui para ver a versão em PDF para leitura.
- Colonos e quilombolas: memória fotográfica das colônias africanas de Porto Alegre
Projeto premiado pelo Fumproarte, edição 2009, o livro tem a coordenação editorial de Irene Santos, projeto gráfico da artista plástica e arte-educadora Zoravia Bettiol, pesquisa histórica e revisão da professora Dorvalina Elvira Fialho. Os textos são da historiadora e escritora mineira Cidinha da Silva e da jornalista e ativista do movimento feminista de mulheres negras Vera Daisy Barcellos. A obra apresenta de forma inovadora a história dos “territórios negros urbanos”, surgidos em Porto Alegre, no período posterior à abolição do trabalho escravo. O livro tem o propósito de remover o estigma dessas regiões da cidade como locais de intensa pobreza, vagabundagem, crimes e prostituição. As autoras se valeram da pesquisa iconográfica privilegiando imagens de arquivos particulares, entrevistas e depoimentos de pessoas com mais de 70 anos de idade e de reconhecido saber no que diz respeito a costumes e à territorialidade dos negros portoalegrenses na primeira metade do século 20. Com prefácio de Emanoel Araújo, escultor, pintor, criador do Museu Afro-Brasil e ex-diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo. A apresentação é da professora titular de Ensino - Aprendizagem - Relações Étnicorraciais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Petronilha, Beatriz Gonçalves e Silva.
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras