Acessibilidade
A importância do Tradutor e Intérprete de Libras em sala de aula
Nathalia e Flávia auxiliam o estudante Márcio no curso de Administração
A atuação do Intérprete de Libras, principalmente na educação, é indispensável. A inclusão do acadêmico surdo só se efetivará com a presença de um profissional habilitado, o que evidencia a importância da função. Márcio Martins é um dos assistidos pelo Núcleo de Acessibilidade, onde tem suporte de Tradutores e Intérpretes de Libras (TILs) para as aulas do curso de Administração. Ele está no terceiro semestre e tem o auxílio de Nathalia Lesnik e Flávia de Oliveira. "A Ulbra tem bons profissionais. É um trabalho difícil e cansativo para a mente e para os braços. Ajudam muito e são dedicadas", diz o estudante.
Nathalia acompanha Márcio desde o primeiro semestre; Flávia, desde o segundo. Elas o ajudam nas aulas e também nos trabalhos quando solicitado por ele. Nathalia diz que Martins é um ótimo aluno. "Ele tem facilidade em compreender os conteúdos e é muito participativo. Em todas as disciplinas que eu o acompanhei, ele sempre levantava a mão e opinava sobre o assunto da aula ou contribuía contando alguma experiência dele em relação ao assunto", diz.
Mas, segundo Flávia, não é apenas passar o conteúdo proposto em aula. O profissional precisa entender para explicar. "Quando não há sinal específico de um termo, usamos estratégias de interpretação de forma que o surdo consiga entender o conteúdo", frisa ela.
Já a colega ressalta a questão de os alunos surdos terem a Língua de Sinais como primeira língua e o Português como segunda língua. Assim, é indispensável o acompanhamento do profissional intérprete de Libras para que o aluno possa ter acesso completo à disciplina na sua língua e também ter total compreensão do conteúdo. A maioria das pessoas acredita que os surdos só sabem a linguagem gestual, porém eles conseguem, na medida do possível, compreender a língua portuguesa, ler e escrever no idioma, uns com maior facilidade, outros menos. "As intérpretes são essenciais para o meu entendimento e aprendizado. Sem elas não seria possível eu estudar", finaliza Márcio.
Saiba mais sobre o trabalho dos intérpretes aqui.
Núcleo de Acessibilidade
O Núcleo de Acessibilidade da Ulbra tem uma longa trajetória percorrida, com muita dedicação de todos os envolvidos. Composto por um conjunto de ações, muitas delas abrangidas por leis que garantem a participação igualitária de todos os membros de uma sociedade, o Núcleo de Acessibilidade é constituído por profissionais responsáveis pela organização das ações, articulação entre os diferentes órgãos e departamentos da Universidade para a implementação da Política Institucional de Acessibilidade e efetivação das relações entre as Políticas de Extensão, Pesquisa e Ensino para essa área.
O Núcleo abrange um olhar firmado no compromisso com as pessoas, possibilitando que as práticas e políticas vislumbrem a inclusão na sua plenitude. Seu público-alvo são pessoas cegas, com baixa visão, surdos, deficientes auditivos, pessoas com deficiência física, pessoas com mobilidade reduzida temporária, idosos e pessoas com síndromes. O objetivo geral é garantir a acessibilidade de forma igualitária à comunidade acadêmica da Universidade (alunos, professores, corpo técnico-administrativo e comunidade em geral), assim como desenvolver pesquisas e projetos comunitários que possam subsidiar organizações públicas e privadas envolvidas com as pessoas com deficiência.
Naira Nunes
Estagiária de Jornalismo Ulbra Canoas
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