Desenvolvimento Social
Resultado final do PEI de Arquitetura e Urbanismo é apresentado
Autoridades no assunto acompanharam as propostas de atuação na Fase
Na noite da última quinta-feira, 14 de julho, os acadêmicos do Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) de Arquitetura e Urbanismo apresentaram os resultados finais de sua proposta sobre a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase). O evento contou com a participação do secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo do Rio Grande do Sul, Mauro Hauschild, e do presidente da Associação de Moradores da Padre Cacique, Júlio Pacheco, além dos estudantes, professores, arquitetos e comunidade.
Para o secretário Mauro, a massa pensante, em que se desenvolve tecnologia, inovação e conhecimento, está no âmbito da universidade. Por isso, a sua participação tem a intenção de verificar novos caminhos e propostas para um território complexo como a Fase. "Não podemos nos furtar jamais de buscarmos nas novas gerações a inspiração para que a gente consiga desenvolver, a partir delas, conhecimento e oportunidade para fazer a transformação social", diz. O presidente da Associação concorda que tudo que venha a somar e contribuir para a comunidade é muito bom.
Desenvolvimento do projeto
O PEI de Arquitetura e Urbanismo é voltado para o planejamento, implementação e avaliação de processos e metodologias visando proporcionar soluções e o tratamento de problemas das Comunidades Urbanas. É composto pelas disciplinas de Planejamento Urbano e Regional (PUR), divididas nas etapas I, II e III.
O projeto foi um desafio para os alunos de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra visto a complexidade histórico-territorial da Fundação. A pesquisa iniciou no semestre de 2021/1, sendo esta a primeira vez que uma turma cursou integralmente a sequência das três fases propostas pela extensão. Os professores responsáveis pela disciplina foram Charles Pizzato e Andrea Feldmann.
"O PEI é um espaço de atuação muito importante, pois as disciplinas se abrem para o social, onde há uma interlocução da Universidade com a comunidade'', diz a diretora acadêmica, Adriana Gallert, reafirmando a transformação e o crescimento que ambas as partes podem ter a partir de pesquisas e propostas de atuação.
A proposta apresentada pelos acadêmicos foi parabenizada. As ideias permeadas no evento receberam o feedback da bancada composta pelo professor Charles, o secretário Mauro e o presidente da Associação Júlio, que também acolheram o que os presentes tinham a dizer, tornando a noite de apresentação também um momento para a construção de novas ideias.
Naira Nunes
Estagiária de Jornalismo Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes