Pesquisa científica
Cinco estudantes da Ulbra estão concorrendo ao Prêmio Destaque CNPq
Resultado será divulgado até dia 30 de junho
Os alunos bolsistas dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica - PIBIC/PIBITI da Ulbra, Carolina Gianichini Capelão, Denner Jardim Porto, Hellen Kaiane George, Marina Roth Vidaletti e Thainá Marques da Costa, estão concorrendo ao Prêmio Destaque promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O resultado será divulgado pelo instituto até 30 de junho.
A estudante Carolina é graduanda do 9º semestre de Medicina Veterinária e em sua pesquisa falou sobre o desenho geral das políticas de ações afirmativas, em vigor em 35 universidades federais brasileiras, considerando as resoluções universitárias e os editais para seleção de candidatos. Segundo a acadêmica, embora exista uma Portaria Normativa do Ministério da Educação já implementada há 10 anos que dispõe sobre a indução de Políticas de Ações Afirmativas voltadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência, ainda são escassas informações sobre essas medidas e suas formas de implementação. "A pesquisa é relevante para sistematização e análise das modalidades adotadas para validação do ingresso de povos indígenas na pós-graduação brasileira", disse. A aluna foi orientada pela professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU), Iara Tatiana Bonin.
Sua colega Marina, do 7º semestre, propôs um enfoque sobre o estudo da Leishmania em Javalis de vida livre. "Considero esse trabalho de suma importância, visto que o javali não é apenas um animal de ataque, mas também, por ser uma espécie invasora, podendo ser portador de diversos patógenos e ser reservatório para diversas doenças, algumas delas sendo zoonóticas, já evidenciadas aqui no Rio Grande do Sul", contou. Conforme a acadêmica, os estudos e análises de rotina desse patógeno são importantes para que haja uma vigilância dessa doença de grande importância epidemiológica. A estudante foi orientada pelo docente Vagner Lunge, do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde).
Saúde também é foco de pesquisas
Já Denner, do último semestre de Odontologia, avaliou em sua pesquisa um creme dental para o controle da sensibilidade dentária após a técnica de clareamento de consultório. Segundo ele, a incidência de sensibilidade dentária em decorrência do tratamento clareador de consultório passa de 50% dos casos e, por se tratar de uma técnica minimamente invasiva e que apresenta resultados estéticos muito satisfatórios, a procura por parte dos pacientes cresce cada vez mais. "Os resultados do estudo mostraram que o uso do creme dental para sensibilidade previamente e entre as sessões de clareamento dental em consultório não foi eficiente para o controle da sensibilidade gerada pela técnica", diz o acadêmico. O formando foi orientado pelo professor Eduardo Galia Reston, do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGOdonto).
A acadêmica do 9º semestre de Farmácia, Hellen, trabalhou no desenvolvimento e avaliação dos compostos químicos biopolímeros, onde sua produção, além do custo-benefício e fácil aquisição, pode auxiliar na cicatrização tecidual. O objetivo do estudo foi sintetizar um biopolímero poliéster do óleo de mamona, glicerol e ácido cítrico e avaliar seus efeitos citotóxicos e de cicatrização in vitro. Conforme a estudante, somente foi observada citotoxicidade na concentração mais alta e os resultados dos testes de cicatrização demonstraram que o biopol reduziu o tamanho da lesão causada, sugerindo um potencial efeito de cicatrização. "Esses achados mostram que o biopolímero biopol é seguro para uso e que pode auxiliar na recuperação tecidual, entretanto, mais estudos são necessários", ressalta ela. Hellen foi orientada pela professora Ivana Grivicich, do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde).
Finalizando a lista, Thayna, que está no último semestre do curso de Química Industrial, pesquisou compostos heterocíclicos benzoxazol e naftoxazol diferentemente substituídos, a fim de obter propriedades quimioterápicas dos novos materiais. Conforme a acadêmica, núcleos benzazólicos são extremamente relevantes para a química médica, visto que exibem uma gama de atividades biológicas, como: antidepressivo, antibacteriano, antifúngico, anti-inflamatório, analgésico e antitumoral. "A síntese de compostos novos faz-se necessária diante da rápida adaptação dos microrganismos aos medicamentos presentes no mercado e a crescente predominância de infecções microbianas, sendo fundamental a pesquisa de novas moléculas bioativas resistentes", frisa. A orientação da pesquisa é da docente Dione Silva Corrêa, do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde).
Incentivando a ciência
Para a coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu e Pesquisa, Nádia Schröder, a relevância na indicação dos bolsistas se dá mediante o uso de método científico adequado e ético e que resulta no processo de fazer ciência de modo que a sociedade se beneficia dos seus resultados. "O aluno de iniciação científica, ao participar do ato de fazer ciência, contribui para a melhoria da qualidade de vida da sociedade", diz ela.
Além dos programas do CNPq, a Universidade disponibiliza o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica -- PROICT, onde os alunos também são preparados para fazer ciência. Esses alunos têm a oportunidade de participar de Salões de Iniciação Científica de outras universidades, além da própria Ulbra, apresentando os seus resultados e vivenciando a importância do avanço do conhecimento.
Saiba mais sobre a premiação do CNPq clicando aqui.
Naira Nunes
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras