Relações internacionais
Ulbra firma convênio com mais duas instituições internacionais
Com a assinatura, sobe para 53 o número de instituições conveniadas
A Assessoria de Relações Internacionais da Ulbra firmou mais dois importantes convênios com instituições estrangeiras na manhã desta sexta-feira, 25 de março: a Universidade Huanuco, do Peru, e o Instituto Politécnico de Setúbal, de Portugal. Ambos foram assinados, simbolicamente, de forma remota. Com as novas parcerias, de acordo com o assessor de Relações Internacionais da Ulbra, Antônio Costa, sobe para 53 o número de instituições estrangeiras conveniadas à Ulbra. As parcerias preveem intercâmbio de estudantes e professores.
O reitor Thomas Heimann, que participou da atividade, disse que é uma alegria firmar os convênios visando àquilo para qual as universidades nascem e existem, que é servir às comunidades. "A pandemia nos mostrou que não existem mais fronteiras, estamos muito próximos uns dos outros, potencializando o que cada um tem de melhor através da produção de conhecimento a serviço das comunidades", destacou.
Heimann lembrou que a política de internacionalização da Ulbra representa muito mais do que firmar convênios para a realização de aulas conjuntas, mas se tornou uma política acadêmica, presente no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade (PDI), permeando os projetos pedagógicos de cada curso.
O presidente da mantenedora da Ulbra, Carlos Augusto Melke, lembrou que, na atualidade, quem não tiver parceiros que busquem a integridade de seus princípios, não conseguirá se globalizar. "Para nós significa participar ainda mais da vida dos estudantes, deixando um legado de integridade na cidadania acadêmica", completou.
Parceria relevante
O primeiro convênio de cooperação internacional foi firmado com a Universidade Huanuco, do Peru. Costa lembrou que o interesse da instituição peruana pela Ulbra nasceu após uma parceria com docentes do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/Ulbra). Para o reitor peruano, José Antonio Beraún Barrantes, há similaridades entre a Ulbra e a universidade em relação aos seus princípios. "A similaridade entre os nossos lemas, que é a busca pela verdade, deve ser o objetivo da nossa atividade intelectual. Estamos emocionados com a possibilidade de intercâmbio de conhecimento e de pessoas entre nós", ressaltou.
Em seguida, os gestores da Ulbra assinaram o termo com o Instituto Politécnico de Setúbal, de Portugal. Essa não foi a primeira vez que a Universidade fez uma parceria com a instituição portuguesa. Durante a pandemia, o curso de Fisioterapia do campus Canoas realizou uma aula online para estudantes de lá. De acordo com o presidente do Instituto, Pedro Miguel Dominguinhos, além da mobilidade, eles esperam desenvolver com a Ulbra importantes projetos de pesquisa. "Esse momento tem muita importância, pois mantemos com o Brasil uma parceria estratégica fundamental", finalizou.
Também participou da atividade o vice-reitor da Ulbra, Adriano Chiarani da Silva.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras