Tempo de férias!
Dicas do professor: saiba como economizar combustível
Luiz Carlos Gertz fala sobre práticas essenciais para reduzir o consumo
Com a alta nos impostos, tudo teve seu valor elevado, e o combustível não fugiu dessa lista. Em 2021, entre os meses de janeiro e agosto, houve um aumento de 51% no preço do combustível. Só a gasolina fechou o ano com um aumento de 46% nos postos. Entre 27 de dezembro de 2020 e 2 de janeiro de 2021, o preço médio do combustível era de R$ 4,517. No mesmo período de 2021 a 2022, esse valor saltou para R$ 6,618.
A expectativa para o novo ano é que, pelo menos no primeiro trimestre, aconteça uma queda no preço da gasolina de 5,94%. Já dá para dar aquela respirada, né?! De qualquer jeito, o melhor negócio é economizar. A forma de dirigir e alguns cuidados com o carro são essenciais e impactam no menor consumo de combustível. O professor do curso de Engenharia Mecânica Automotiva da Ulbra, Luiz Carlos Gertz, falou sobre essas ações e dá dicas de o que pode ser feito para reduzir o consumo.
O uso do ar-condicionado no carro eleva o consumo de gasolina? Como utilizar de forma consciente nesses dias de calor exacerbado?
O ar-condicionado é um conforto maravilhoso, porém, necessita de energia para funcionar. Então, se estiver ligado, vai aumentar o consumo de combustível. Deve ser usado somente quando necessário. Vale evitar o uso se não estiver em rodovias e puder manter os vidros abertos para refrescar naturalmente. Outro detalhe importante é fazer a manutenção do ar, inclusive com a troca do filtro de cabine. Isso garante o bom funcionamento de todos os sistemas e ajuda na economia.
A velocidade do carro também influencia no consumo de combustível?
Para uma determinada marcha, quanto menor a velocidade, menor será o consumo de combustível. Andar com o motor em tração muito baixa não é bom. Mas, por exemplo, andar em quinta marcha a 100 km/h consome mais do que andar a 90 km/h. Quanto maior a velocidade, maior a resistência aerodinâmica. Atenção às acelerações e freadas, pois exigem mais do motor e aumentam o consumo.
Deixar o carro em ponto-morto é uma maneira de economizar?
Quando o veículo se desloca num declive o carro deve permanecer engrenado por dois motivos: por ser mais seguro e por ser mais estável. Se o carro está engrenado e o pedal não está acelerando, a central de controle do motor corta a alimentação de combustível. Neste caso, o consumo é zero. Em neutro o motor necessita de combustível para permanecer em marcha lenta. Assim, durante uma descida é importante utilizar uma das marchas.
Quais as principais dicas para economizar combustível?
Andar em velocidade baixa, não acelerar rapidamente, manter a manutenção do veículo em dia e usar a pressão correta nos pneus.
Naira Nunes
Estagiária de Jornalismo Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras