Mérito
Professoras da Ulbra têm artigo publicado em Revista Internacional
Clarissa Olgin e Claudia Groenwald são orientadoras de doutorandos
A professora Clarissa de Assis Olgin, do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), juntamente com a professora e coordenadora do PPGECIM, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, tiveram no dia de ontem, 27, os artigos onde são orientadoras, publicados na Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM). Ambas também participaram do editorial publicado no periódico, onde, a partir dele, explicam o campo de pesquisa Currículo e Educação Matemática, que é o tema desta edição. O periódico é publicado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Hoje, notam-se mudanças significativas na Educação, dentre elas o currículo das escolas da Educação Básica no qual está em fase de implantação, assim como a proposta do Novo Ensino Médio. Sem contar a proposta de Educação em tempo integral e as questões envolvendo a formação de professores com novas proposições e que estão exigindo novos planejamentos curriculares. O editorial Currículo, Educação Matemática e Políticas Públicas: desafios da atualidade traz como proposta central a reflexão sobre essas mudanças e analisa quais dimensões são importantes de serem consideradas em um planejamento curricular, que busque a aprendizagem dos estudantes e o acesso ao conhecimento. "Essa edição temática busca apresentar as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no campo do Currículo de Matemática", ressalta Olgin. Orientação de artigos A docente Clarissa, que coordena o Grupo de Trabalho 3 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), orientou seu aluno de doutorado Elson Luciano Weber, sobre o título Currículo de Matemática do Ensino Superior, no qual aborda a experiência envolvendo a Sala de Aula Invertida no Ensino Superior. Já Cláudia, com sua aluna de doutorado Rosemary Carlesso, fala em seu artigo, nomeado Sequência Didática Eletrônica na Consolidação do Pensamento Aritmético no Currículo do 6º ano do Ensino Fundamental, sobre as contribuições das sequência didáticas eletrônicas para o desenvolvimento do Pensamento Aritmético.
O editorial, assim como os artigos podem ser acessados aqui.
Naira Nunes
Estagiária de Jornalismo Ulbra Canoas
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