Reitoria com vice-governador
Gestores da Universidade reúnem-se com vice-governador do RS
Corredor de Inovação do Jacuí é pauta do encontro
Nesta quinta-feira, 1°.11, o reitor Marcos Fernando Ziemer e o vice-reitor Valter Kuchenbecker estiveram reunidos com o vice-governador do RS, Beto Grill. No encontro, que contou com a participação da diretora da ULBRA em São Jerônimo, Jane Picarelli, foi debatido a participação da Universidade Luterana do Brasil na promoção da capacitação dos profissionais da região Carbonífera, com foco na expansão industrial proporcionada pelo Polo Naval do Jacuí. O reitor Marcos Fernando Ziemer destacou os projetos da instituição de ensino e a intenção da ULBRA de ser parceira na formação de mão-de-obra para o Polo Naval. "Estamos, há mais de 20 anos, promovendo formação profissional e intelectual na região. Entendemos que se trata de um processo natural estarmos inseridos neste momento de expansão industrial", afirmou.
Grill ressaltou a importância da iniciativa, destacando que a região Carbonífera vive um momento de franca expansão industrial. Nesse contexto, a capacitação profissional se torna vital para que os municípios possam oferecer às empresas que ali se instalam mão-de-obra qualificada, oportunizando aos trabalhadores locais, melhores condições na disputa pelas vagas que exigem mais conhecimento técnico.
O coordenador do curso de Administração do campus São Jerônimo e vice-presidente do Corede Centro-Sul, Álvaro Werlang, afirmou que a criatividade será um elemento importante nos empreendimentos do empresariado para alcançar sua consolidação. "Pretendemos explorar ao máximo o potencial da região, por meio de uma estratégia elaborada para irradiar projetos e desencadear o desenvolvimento".
Recentemente, a Universidade anunciou extensões do Parque Tecnológico ULBRATECH e da Incubadora Tecnológica para São Jerônimo. As empresas incubadas receberão consultoria e acompanhamento nas áreas de gestão, marketing, recursos humanos, financeiro e tecnológico. Para a instalação do parque, a meta é desenvolver novos processos a partir da otimização dos espaços já existentes no campus. O Conselho Universitário da ULBRA já autorizou, também, a implantação do curso de Engenharia da Produção no município.
Também estiveram presentes na reunião o coordenador de Pesquisa e Pós-graduação do campus ULBRA São Jerônimo, Pablo Rodrigo Alflen, a coordenadora de ensino do campus ULBRA São Jerônimo, Liana Maria Razek Cunha, o diretor de Inovação da Universidade, Márcio Machado e a coordenadora de Indústria Oceânica da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Eliana Tientzmann.
Corredor de Inovação do Jacuí – O projeto
O Corredor da Inovação do Jacuí é um projeto elaborado pela ULBRA, que visa atuar em questões relativas às políticas e iniciativas a empreendimentos em distintos setores de atividades, analisando energia, desenvolvimento e inovação, qualidade de vida, ambiente e sustentabilidade. O objetivo geral é formar uma rede para identificar aspectos-chave e pontos comuns entre os oito municípios que fazem parte do projeto: Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Charqueadas, General Câmara, Minas do Leão, São Jerônimo e Triunfo.
Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra