Pés e patas na estrada
Saiba como viajar em segurança com seu animal de estimação
Professora indica cuidados com os bichos de estimação ao viajar
Com a estação mais quente do ano à vista, já começam os planos para as viagens de férias e claro que os membros de quatro patas da família estão dentro dessa programação. A intenção dos donos é boa em querer levar os animaizinhos para um ambiente diferente, mas são necessários os devidos cuidados com os bichos de estimação antes de pegar a estrada.
Em entrevista à Ulbra TV, a professora do curso de Medicina Veterinária da Ulbra, Viviane Pinto, falou sobre alguns cuidados que se deve ter durante o deslocamento, pontuando que existem diferenças entre as viagens com cães e com os gatos. A veterinária afirmou ainda a importância de reconhecer a confortabilidade dos pets e destacou que, independente se o animal estiver ou não na caixa de transporte, deve estar no banco de trás e com cinto de segurança. Acostumar o pet a se deslocar no local correto é outra dica fundamental para uma viagem tranquila.
"Leve para passeios curtos inicialmente, coloque o pet na caixa e dê um petisco, recompense ele para mostrar que não é algo ruim. Todo esse treinamento é importante desde filhote, precisamos adaptar o animal para que ele se sinta à vontade dentro da caixa com algum acessório dele, um paninho ou uma almofada", orientou a docente, que também indica que durante rotas longas se façam paradas a cada duas horas para que o animal caminhe e beba água.
Diferente dos cães, os gatos são mais sensíveis a mudanças repentinas de rotina. Os felinos sofrem mais com viagens por gostarem das suas residências e a maioria se sente inseguro viajando, por isso eles podem miar durante o trajeto inteiro, em algumas ocasiões. Para que a locomoção seja mais tranquila para o gato, é necessário que o ambiente fique calmo, música baixinha, evitar abafamento e manter o ambiente mais escuro possível para o bichano.
Caso não consiga levar seu bicho de estimação na viagem, é importante não deixá-lo sozinho, principalmente os cães. Existem locais denominados de creches e até mesmo hotéis com integração com outros animais, onde o pet passará pela experiência longe dos seus donos de maneira mais tranquila.
Ingrid Fraga
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras