Saúde mental
Cresce a procura por apoio psicológico na pandemia
Pesquisa indica que 29,33% dos brasileiros procuraram ajuda em 2020
Com a pandemia da COVID-19, a saúde mental dos brasileiros, que foram obrigados a ficar isolados em casa, também foi prejudicada. Por isso, houve um aumento significativo na procura por psicólogos e psiquiatras. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2020, cerca de 29,33% dos brasileiros procuraram ajuda desses profissionais e 34,2% não buscaram auxílio, porém gostariam de obter apoio psicológico para lidar com a ansiedade e o estresse. Por esse motivo, houve também o aumento da oferta por terapia online, o que facilitou a vida de muitas dessas pessoas.
É através desses dados que é perceptível a importância de um acompanhamento em saúde mental durante esse período pandêmico. Fernanda Pasquoto, psicóloga e professora do curso de Psicologia, afirma que "o ser humano é extremamente sociável e por isso a pandemia afetou tanto as pessoas". O Coronavírus foi responsável em aumentar o número de indivíduos com transtornos de ansiedade, depressão, ansiedade social e ataques de pânico. Segundo a docente, é necessário procurar por ajuda psicológica assim que o indivíduo perceber uma diferença em seu modo de agir, uma tristeza repentina, alterações na própria rotina, que a ansiedade começou a afetar as relações com os familiares, amigos e até mesmo com o trabalho.
Ulbra oferece atendimento na Clínica-escola
Na Ulbra, para oferecer apoio psicológico à comunidade, a Clínica-escola de Psicologia é responsável por unir a didática acadêmica com a importância do trabalho na área da saúde. Os atendimentos para adultos e crianças são prestados por estudantes que já estão no final do curso, com supervisão dos docentes.
Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, Maria da Graça Taffarel, as pessoas que necessitam de atendimento psicológico podem entrar em contato pelo telefone 51 3477-9269. Além disso, há os atendimentos online, para aqueles pacientes que possuem acesso e que não conseguem ir até a clínica. "E há também a busca espontânea, que é um serviço ampliado desde o semestre passado, em função da COVID-19, com o propósito de escutar e acolher as pessoas de modo mais emergencial, onde o usuário vai até a clínica em busca de acolhimento", destacou.
Os atendimentos estão disponíveis também para pacientes da região metropolitana. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e atualmente a clínica possui uma lista de espera.
Suellen Naibar
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras