Conquista!
PPGECIM entrega certificado de pós-doutorado
Neura Giusti também conclui mestrado e doutorado no PPG
O Programa de Pós-graduação de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Ulbra entregou, no último dia 15 de julho, o certificado de pós-doutorado, o mais alto grau de formação acadêmica, para a professora de matemática e doutora, Neura Maria de Rossi Giusti, 55 anos, de Vacaria. A docente também concluiu seu mestrado e doutorado na Ulbra entre os anos de 2010 e 2016.
A pesquisa desenvolvida por Neura tem como título Matemática na Comunidade: um contexto educativo para a aprendizagem social e consistiu em fixar na parede externa de um estabelecimento comercial um quadro verde e giz para a resolução de problemas matemáticos. "A dinâmica consistia em postar no quadro situações problemas de matemática, onde que os passantes visualizassem as tarefas e se sentissem encorajados para deixar suas resoluções", explicou.
O artigo foi iniciado em julho do ano passado e contou com a supervisão da coordenadora do PPGECIM, Cláudia Groenwald. A docente comenta que o PPGECIM já concedeu em torno de 10 certificados de pós-doutorado.
Para Neura, o título é muito importante. "Decidi fazer o pós-doutorado porque amo a pesquisa. E também queria realizar uma ação social junto à comunidade onde resido", ressalta ela, dizendo que o projeto além de investigar sobre o tema, ao mesmo tempo contribuiu para a aprendizagem de matemática da comunidade.
Também chamou a atenção da pesquisadora a faixa etária dos participantes. "Foi muito variada, jovens, adultos e também idosos", completando que promoveu avanços e aprendizagens significativas, tanto na vida pessoal quanto social e profissional dos cidadãos.
A professora conta que escolheu a Ulbra para cursar a pós-graduação por se identificar com a proposta de ensino e aprendizagem matemática e também pelo corpo docente. Para estudar em Canoas, ela lembra que precisava enfrentar viagens semanais de quatro horas e meia de ônibus. "Eu saía na quarta-feira à tarde e retornava na sexta-feira, no final da tarde, para casa, mas valeu pela recompensa. Sou muito grata à Universidade", completa ela.
Naira Nunes
Estagiária de Jornalismo Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes