Publicidade de Propaganda
Acessibilidade para pessoas surdas é tema de trabalho de conclusão
Lays Basso pesquisou percepção do público em relação ao YouTube
A percepção do público surdo em relação aos vídeos do YouTube foi o tema escolhido pela acadêmica do 7º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, Lays Araújo Basso, de 23 anos, para seu trabalho de conclusão de curso. O resultado da pesquisa foi apresentado na noite desta terça-feira, 13, de forma remota, com a tradução de intérprete de Libras.
O artigo aborda a acessibilidade na plataforma do Youtube para pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva. Segundo Lays, uma das motivações de explorar esse tema surgiu depois de cursar uma disciplina com uma colega surda. "Chamou a minha atenção observar que ela se isolava dos demais, fazendo trabalhos sozinha e tendo somente contato com os intérpretes de Libras", recorda. Outro motivo foi que Lays queria fazer vídeos para o YouTube sobre filmes e séries e gostaria que fosse acessível para todos os públicos.
O artigo teve por objetivo analisar quais os perfis consomem o conteúdo e determinar quais as categorias de clipes mais consumidos. Através de pesquisas com aplicação de questionário online para 35 pessoas, a amostra foi definida por conveniência, com a seleção de uma parte da população acessível a estudante. Entre os resultados obtidos pela acadêmica com a pesquisa, está a constatação da existência de um público diversificado na plataforma de compartilhamento de vídeos, que não consome música na rede e que têm dificuldade de consumir vídeos, já que as legendas não são adequadas e os recursos existentes são poucos ou inadequados.
A conclusão da pesquisa ainda indicou que o Youtube não possui todos os recursos acessíveis e os vídeos que possuem não são totalmente acessíveis. A estudante, que foi aprovada na banca com nota máxima, pretende continuar as pesquisas sobre o assunto. A orientação foi realizada pela professora Niruana Anacleto, com participação na banca das docentes do curso de Comunicação, Fátima Giuliano e Ana Acker.
Naira Nunes
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras