Programa Interdisciplinar
Alunos de Engenharia de Produção apresentam projetos de extensão
Exposição contou com a presença de professores e empresas participantes
Os alunos de Engenharia de Produção da Ulbra realizaram nesta segunda-feira, 28, de junho a apresentação dos projetos desenvolvidos ao longo de dois semestres no Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) nas disciplinas de Melhoria de Processos - Diagnóstico e Melhoria de Processos - Implementação. As iniciativas tiveram a orientação do professor e coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Gestão da Produção Industrial EAD, Daniel Fonseca da Luz, e foram estruturadas para um grupo de escoteiros, empresas de componentes pneumáticos e agrícolas, além de um supermercado, restaurante e um prestador de serviços na área de segurança industrial. A exposição aconteceu via meet com a participação de alunos, professores e dos representantes das empresas participantes.
O Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) de Engenharia de Produção tem como objetivo aprimorar o uso de ferramentas utilizadas dentro de uma instituição ou empresa. Na primeira disciplina, o grupo entrou em contato com a empresa para entender os problemas e necessidades a fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados. Já na segunda etapa, foram implementadas as possíveis soluções, colocando em prática o que foi aprendido em sala de aula.
Conheça alguns projetos apresentados:
Prestadora de serviço na área da segurança
Os alunos Taciane Espíndola, Pâmela Dias, Raí Ligocki, Fernanda de Souza, Rhonaldo Esser, Jessica Mattana, Guilherme Brand Lucas Filappi desenvolveram uma ação dentro de uma empresa de Canoas, a Safe Life, prestadora de serviços relacionados à segurança do trabalho. Segundo Taciane, o primeiro contato para elaboração do plano foi através de videochamadas com o dono do negócio, onde foram coletados dados, informações, necessidades e dificuldades. Percebendo que a empresa precisava aprimorar os seus processos, a segunda fase do projeto focou na questão de vendas, em treinamentos, buscando novos clientes e fidelizando os mesmos. "Esse contato foi o mais personalizado possível, gerando documentos de controles, pesquisa de satisfação, sempre através de indicadores que seriam úteis para o crescimento do negócio", diz a aluna.
Grupo Escoteiro Tibiriça
Segundo o acadêmico Ademir Flores, um dos desenvolvedores do projeto no Grupo Escoteiro Tibiriça, em Canoas, juntamente com Cleiton Eidelwein, Fernanda de Oliveira, Rodrigo Zucco e Yasmin Alayyan, na primeira etapa do processo eles conheceram um pouco do Movimento Escoteiro e sua estrutura na realização das atividades. Através de conversas com a chefia, identificaram a evasão de jovens entre 15 e 18 anos como principal problema. A partir disso, foram realizadas ações como a retenção e integração de novos membros e a aplicação de diversas ferramentas. Com o diagnóstico do processo em mãos, foi apresentada uma proposta buscando atender às deficiências evidenciadas. "Reforçamos a ideia de que o Grupo Escoteiro deve atuar a fim de estar sempre atualizado com as atividades atraentes e variadas e fortemente envolvido na divulgação do grupo para a captação em todos os ramos", diz Ademir.
Empresa de implementos agrícolas
Neste projeto, feito por Bruno Brochier, Geison Santos, Guerbisson Simonvil, Leonardo Martins, Lucas de Vargas, Oneide da Silveira e Tainã da Silva, o grupo trabalhou com a empresa Suprema Trator, de Canoas, que atua com peças para escavadeira, retro e trator, fabricando e revendendo as peças. Segundo Bruno, foram realizadas inúmeras visitas à empresa para se obter o melhor resultado. Visando otimizar os processos, foram utilizadas uma série de ferramentas para análise detalhada de concorrentes e clientes. Dentre elas, o aluno cita a folha padronizada como uma das mais vantajosas. "A empresa considerou úteis as ferramentas disponibilizadas para escolha de fornecedores, visando não impactar mais no prazo de entrega dos seus produtos", finaliza ele.
Naira Nunes
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes