Curricularizaão da extensão
Biologia apresenta projetos de extensão interdisciplinar do semestre
Fórum foi realizado para acompanhar as ações comunitárias
Na noite desta terça-feira, 6, o curso de Ciências Biológicas da Ulbra promoveu a primeira edição do Fórum Bio-Extensão 2021. O objetivo foi apresentar os projetos acadêmicos desenvolvidos no Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) neste semestre. A live, que iniciou às 19h, teve como mediadores os professores Márcia Kober, coordenadora do curso, e dos doutores em Genética e Biologia Molecular, Rafael Rodrigues Dihl e Juliana da Silva. "A ideia é aproximar o estudante do seu objetivo da formação profissional e das necessidades da comunidade. A metodologia desse projeto chamamos de pesquisa-ação. Primeiro, vemos as necessidades desses locais, se faz um diagnóstico e se monta um projeto com ideias de soluções", detalhou Márcia.
No início da transmissão, Juliana detalhou as etapas de cada PEI. Na primeira etapa, que ocorre na disciplina de Saúde, Ambiente, Bioética e Biosegurança, o estudante investiga e produz um diagnóstico detalhado das realidades e necessidades locais. Neste semestre, foram exibidos quatro projetos abordando temas como tecnologia, plantas tóxicas, alimentação saudável e também sobre a importância das vacinas.
Na segunda etapa, na disciplina de Pesquisa em Espaços de Atuação do Biólogo, os acadêmicos reavaliam os diagnósticos elaborados e realizam o planejamento operacional de uma proposta de intervenção. No Fórum, foram apresentados três projetos tratando do uso de equipamentos de segurança, sustentabilidade e alimentação com ciências.
Já na terceira etapa, desenvolvida na disciplina de Práticas de Intervenção do Biólogo, o aluno executa a proposta. Nesta edição, foram apresentados seis projetos falando sobre biodiversidade, cuidados com a saúde e preservação da natureza. Cada integrante do grupo retratou seu trabalho, especificando o que foi realizado e como, trazendo também o alcance de público atingido e como isso impactou na vida da comunidade. De acordo com a professora Juliana, o PEI 3 chegou a alcançar 8 mil pessoas com seus projetos.
Confira alguns projetos apresentados no PEI 3
Um olhar sobre a importância da flora nas trilhas de educação infantil
Os acadêmicos criaram um site com a mapeação interativa da flora da Universidade Ulbra, apresentando a variedade de plantas aos alunos do ensino fundamental da escola Ulbra São João de Canoas.
De óleos em um futuro sustentável
Através da página do Facebook De óleos em um futuro sustentável, o projeto alcançou alunos do 6º ao 9º ano da escola Vila São Jorge, de Portão, trazendo a conscientização sobre o descarte correto do óleo de cozinha para dentro de sala. O assunto foi abordado nas aulas de ciências por um semestre e viabilizou uma parceria com uma empresa de coleta que faz o descarte consciente dos resíduos.
Projeto Reflorescer
A página do Facebook Projeto Reflorescer tem por objetivo incentivar os cuidados com o meio ambiente, estimular rotinas sustentáveis e promover a aproximação da natureza através da mídia social. Posts trazendo educação ambiental e conceitos de biologia se destacaram no engajamento, mostrando a importância da ferramenta para práticas educacionais.
No final do evento, foram tiradas dúvidas e escutado o feedback de professores e alunos. Para assistir a live na íntegra, clique aqui:
Naira Nunes
Estagiária de Jornalismo Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras