Estudo do Conselho Federal
Medicina da Ulbra está entre as três escolas de referência no RS
Curso cumpre todos os critérios considerados ideais para a formação
O curso de Medicina da Ulbra Canoas está entre as três escolas médicas gaúchas que cumprem todos os critérios para fornecer uma formação de qualidade entre as 20 faculdades de medicina do Rio Grande do Sul. A constatação é do estudo Radiografia das Escolas Médicas, divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e apoiado pelo Cremers. Além da Ulbra Canoas, as demais instituições destacadas são localizadas em Porto Alegre e Caxias do Sul.
Os requisitos avaliados e que destacam a Instituição são: oferta de cinco leitos públicos de internação hospitalar para cada aluno no município sede de curso, acompanhamento de cada equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) por no máximo três alunos de graduação e presença de hospital com mais de 100 leitos exclusivos para o curso. Sendo assim, 79% das faculdades do estado apresentam alguma deficiência no ensino que oferecem.
Para o reitor da Ulbra Canoas, Thomas Heimann, o estudo do Conselho Federal reforça a relevância e magnitude do curso de Medicina da Ulbra, demonstrando a excelência das condições técnicas, estruturais e humanas que a Universidade possui para a formação de profissionais médicos qualificados para a nossa sociedade. "A Ulbra, pela parceria com o município e sua rede hospitalar, reforça sua vocação de uma formação diferenciada não apenas no curso de Medicina, mas também dos demais cursos da área da saúde", completou.
O coordenador do curso de Medicina da Ulbra, Marcelo Guerra, se diz muito orgulhoso da grandeza da Ulbra. "Ao longo dos anos, a Ulbra foi construindo condições técnicas para poder fornecer um curso de alta qualidade", comenta ele. Apesar da pandemia, todos os estudantes estão em treinamento, vacinados e seguindo os protocolos de segurança.
"Dentro do campus da Universidade, temos um hospital de alta complexidade, onde praticamente na sua totalidade atuam professores contratados do curso de Medicina da Ulbra e isso dá condições de que tenhamos um ensino e aprendizagem de excelência", completou.
Para o docente, essa conquista tem muitos responsáveis. "Muitos fizeram isso acontecer, desde a Mantenedora, passando pela Reitoria, pelas diversas diretorias, e aos coordenadores do curso que me antecederam", completou.
Para conhecer mais detalhes sobre o estudo, clique aqui.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Naira Nunes
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes