Comissão Própria e Avaliação
CPA Canoas empossa gestão para o triênio 2021/2024
Eleição ocorreu entre os dias 7 e 20 de junho
Os representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Ulbra Canoas para o triênio 2021/2024 foram empossados no final da manhã desta terça-feira, 6 de julho, em cerimônia online. A eleição ocorreu entre os dias 7 e 20 de junho, envolvendo toda a comunidade acadêmica. Como representantes dos docentes, foram eleitos os professores Rubem Beraldo dos Santos, da Odontologia, como titular, e Mário Fukue, da Teologia, como suplente; dos discentes, a titular Monique Trevisan, egressa do curso de Odontologia e acadêmica de Medicina, e a suplente Amanda Matos; dos técnicos-administrativos, a colaboradora Camila dos Santos Vieira, como titular, e Virgínia Schelp, como suplente; e da sociedade civil, como titular, o egresso do curso de Medicina Veterinária, Antônio Augusto Dutra Júnior, e a egressa do Direito, Michele Baja.
Na abertura do evento, o reitor da Ulbra, Thomas Heimann, destacou que a CPA tem deixado de ser uma comissão formal para se tornar uma parceira real do processo de gestão da Instituição. "A cultura da avaliação deixa de ser algo protocolar, mas um elemento efetivo da participação de todos na vida da Univerdidade", comentou. Heimann ainda destacou que os planos de ação que partem do trabalho da comissão mostram que a CPA não é um grupo de discurso, mas que procura ser resolutivo, aprimorando os processos.
"O trabalho desempenhado pela comissão traz elementos essenciais para o planejamento eficaz da Universidade", completou o vice-reitor Adriano Chiarani, colocando a Reitoria à disposição do grupo. Já a diretora acadêmica, Adriana Ziemer Gallert, disse que o trabalho é desafiador, mas necessário. "Com a atuação da CPA, a Universidade vive o desafio de revisar as suas práticas e qualificar os seus processos", completou. No encontro, os empossados falaram da satisfação em integrar a Comissão.
No término da posse, o professor Rubem Beraldo dos Santos foi eleito pelos representantes da Comissão como coordenador da CPA Canoas.
O que é a CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi criada em 2004 e é responsável por coordenar os processos de autoavaliação institucional (AI). A AI é usada para que os gestores consigam acompanhar como a Universidade está evoluindo, qual a percepção da comunidade acadêmica sobre a Instituição e quais pontos são necessários melhorar.
Ao todo, são cinco eixos avaliados por ela: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura. O quadro de membros deve contar com a representação de docentes, discentes, técnicos-administrativos, eleitos por seus respectivos pares, e de representantes convidados da sociedade civil organizada.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras