Informação
Professor e alunas de Medicina criam e-book sobre Covid-19
Desvendando o Coronavírus é voltado para o público infantil
Criar uma publicação que falasse com as crianças sobre a COVID-19. Foi com este objetivo que a Coleção Amigos da Saúde, desenvolvida pelo professor do curso de Medicina da Ulbra, Juliano Bastos, lançou o e-book Desvendando o Coronavírus. A produção foi totalmente realizada por um grupo de alunas do curso, parceiras do docente na iniciativa. Feito com uma linguagem simples e utilizando como personagens principais os médicos com capas de super herói, o livro digital traz informações sobre a contaminação, cuidados a serem tomados e protocolos a serem seguidos.
Kassia Regina dos Santos Cristaldo, do 4° semestre de Medicina e uma das autoras do e-book, ilustradora e editora, fala que sua inspiração para o desenvolvimento do material foi o sobrinho de 7 anos. "Chamei ele para conversar sobre o Coronavírus e montei a base do livro com a temática de super-heróis", diz ela, frisando que a motivação foi entregar um conteúdo fácil de entender e de qualidade que pudesse realmente frear a transmissão do vírus.
Já a autora do título, Sabrina Amaral Reschke, do 4º semestre, diz que um caso familiar de fobia com o novo coronavírus, de seu primo de 10 anos, tornou-se inspiração para produção do material. "Meu medo era que mais crianças desenvolvessem isso, me levando a ajudar na construção desse projeto. O objetivo é empoderar as crianças, transmitir informação de forma leve e consciente, sem causar pânico", justifica.
Experiência gratificante
A acadêmica do 8ª semestre e também autora, Ludmila Limpias Terrazas Binkowksi, fala sobre sua experiência na produção do material. "Foi muito legal participar do projeto, pois durante a elaboração do roteiro tivemos que pensar em cada detalhe para ficar o mais didático possível", ressalta ela, dizendo que ver esse livro pronto e as proporções que ele está tomando é muito satisfatório.
Luciane Richter, aluna e participante do projeto, fala que a intenção é usar uma linguagem que consiga conectar-se ao máximo com o leitor e, principalmente, com o público alvo. "A história em quadrinhos foi apenas uma das formas que encontramos de realizar essa conexão. Outra característica do nosso projeto é sempre tentar passar a ideia de empatia e inclusão", falou, concluindo que acredita que seu papel como escritora e futura profissional da saúde é ajudar nesse processo de aceitar e respeitar o próximo.
A produção conta com a participação de seis alunas: Kassia Regina dos Santos Cristaldo, Luciane Buhl Richter, Ludmila Limpias Terrazas Binkowski, Monique Fonini Trevisan, Pietra Zoppas da Silva e Sabrina Amaral Reschke. Segundo Kassia, o objetivo é continuar a produção de livros infantis sobre temas da saúde. "Estamos buscando meios do livro ser usado nas redes públicas de educação", adiantou.
Para baixar o e-book, clique:
Naira Nunes
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras