O inverno está chegando!
Professor da Medicina fala como a mudança no clima pode afetar a saúde
Mudança de temperatura pode reduzir imunidade para doenças respiratórias
O frio é companheiro dos gaúchos. Ainda assim, as mudanças de temperatura constantes que ocorrem no estado entre março e agosto podem ser prejudiciais à saúde da população. Segundo especialistas, a mudança mais significativa para agravar os quadros de doenças é a mudança de calor para o frio, como vemos no RS com frequência. Além das doenças alérgicas ligadas ao sistema respiratório - rinite, asma, bronquite, sinusite - podem surgir gripes e resfriados, caso não haja o devido cuidado.
O pneumologista e professor do curso de Medicina, Airton Schneider, dá dicas para evitar os problemas de saúde nestes períodos. "Nessa época, é importante manter-se bem agasalhado. Sempre estar com casacos para se precaver do frio que pode surgir", comenta. Pessoas portadoras de doenças respiratórias crônicas, como asma ou bronquite, são as que mais podem sofrer nesse período.
"Para esses pacientes, o ideal é que façam tratamento preventivo, evitando o desencadeamento do processo alérgico. A falta de cuidado com esse tipo de doença pode fazer com que torne-se infecciosa e até mesmo evoluindo para uma pneumonia em alguns casos", explica Schneider. Outra dica é manter-se hidratado, pois a falta de água no organismo torna a mucosa seca e sensível, possibilitando crises respiratórias. Manter uma alimentação saudável também fortalece o sistema imunológico, fazendo com que vírus como o da gripe não atinjam o organismo.
Os cuidados com crianças e idosos devem ser redobrados nessa época, pois estão mais propensas a essas doenças. Para as crianças, é importante evitar mantê-las em lugares fechados ou em contato com pessoas que apresentem sinais de gripe. Os idosos, nessa época, podem agravar os quadros respiratórios e alérgicos, que desencadeiam infecções respiratórias, responsáveis pela mortalidade desses pacientes. Para eles, é importante sempre estar bem agasalhado e evitar se expor a temperaturas baixas.
Gilson Santos
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras