Dia do doador
Saiba como doar sangue em tempos de pandemia
Professor do curso de Medicina, Elson Farias, tira dúvidas sobre o tema
O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho. O objetivo dessa data é homenagear todos os doadores de sangue e conscientizar os não doadores sobre a importância desse ato, que é responsável por salvar milhares de vidas. Devido à pandemia, o número de doações foi reduzido pelo isolamento social e pelo medo da população com a contaminação em hospitais pela COVID-19.
Segundo Elson Romeu Farias, professor do curso de Medicina da Ulbra, não há com o que se preocupar. "Doar sangue é seguro", assegura ele. As doações acontecem seguindo protocolos rigorosos de segurança tanto para quem doa quanto para a equipe que faz a coleta.
Dúvidas frequentes
Para quem já teve COVID-19, a doação de sangue pode acontecer após 30 dias contados depois da recuperação. Já os que tiveram contato com pessoas infectadas só podem doar sangue se não apresentarem sintomas nos 14 dias subsequentes.
Sobre quem já foi vacinado, o professor de Medicina deixa claro que pessoas que se vacinaram contra a COVID-19 com a vacina da CoronaVac poderão doar sangue após 48 horas. No caso do imunizante da AstraZeneca e da Pfizer, é possível doar após sete dias da vacinação.
Doe sangue, salve vidas
O Banco de Sangue de Canoas ressalta que atende o Hospital Universitário, Hospital de Pronto Socorro de Canoas, Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital de Aeronáutica. Juntas, essas instituições utilizam, em média, 30 bolsas de sangue por dia. "Não vamos deixar os estoques baixarem, pois ainda estamos em período de pandemia e muitas pessoas dependem desse líquido precioso para viver", ressalta Fátima Farias, diretora Assistencial do HU.
Para doar, basta agendar horário pelo telefone (51) 3478-8200, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O Banco de Sangue fica na Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José, 2º andar do Hospital Universitário. Para os doadores, o estacionamento no Auto Park é gratuito. Para ter a isenção, solicite ao final da doação, na recepção do Banco de Sangue, a validação do ticket do estacionamento.
Orientações para doar
Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
Naira Nunes
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras