Evolução
Dia da Língua Portuguesa é celebrado neste 10 de junho
Docente Mozara Rossetto fala sobre valores culturais da língua
Instituído pelo órgão legislativo do Estado Português no ano de 1981, no dia 10 de junho é comemorado o Dia da Língua Portuguesa no Brasil. A escolha da data está ligada à homenagem a Luís de Camões, considerado o maior poeta de língua portuguesa da história, falecido em 10 de junho de 1579. Os Lusíadas é um dos maiores clássicos da literatura portuguesa. "Conhecer e compreender uma língua é reconhecer a sua formação, o caminho percorrido desde os seus primórdios até agora," diz a professora do curso de Letras da Ulbra, Mozara Rosseti da Silva.
Segundo a docente, a origem da língua portuguesa remonta ao latim, uma língua que teve importância na história por ter sido o idioma dos romanos, um dos povos mais poderosos da Antiguidade. Por essa razão, grande parte do vocabulário português é de origem latina. Contudo, no decorrer dos séculos, palavras de muitas outras línguas passaram a integrá-la e é considerável a incorporação de palavras gregas e hebraicas, além das de origem árabe.
Além disso, a história mostra que ela é uma construção humana coletiva e inacabada, rica em variações fonéticas, vocabulares, sintáticas, dependendo muito da localidade. "A verdadeira língua é, acima de tudo, um poderoso instrumento de identidade do seu povo", frisa a professora, completando que além de patrimônio comum, é matéria-prima para nossa literatura e poesia.
Dados oficiais
Atualmente, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 260 milhões de pessoas têm o português como primeira língua. Mais de 80% desses falantes são brasileiros. Dentre os países que utilizam a língua como oficial estão: Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial.
Entretanto, muitos falantes do português vivem fora dos países lusófonos em nações da Europa e nos Estados Unidos. Não oficialmente, o português é falado por uma pequena parte da população em Macau, no estado de Goa, na Índia, e na Oceania.
A língua portuguesa é a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, ficando atrás somente do inglês e do castelhano. Por toda a importância dada à língua portuguesa, seu ensino agora é bastante valorizado nos países que compõem o Mercosul.
Evolução da Língua Portuguesa
O latim foi se transformando até que, devido às numerosas mudanças, foi formada a língua portuguesa:
Português Pré-Literário (até 1200)
Ainda no processo de formação da língua, não há representações escritas do português. Neste período, traços do que viria formar o português apareciam na variedade oral do latim que começava a surgir na Península Ibérica.
Português Antigo (até 1385--1420)
Esse português diz respeito aos primeiros textos, até então encontrados, escritos na língua (chamada por alguns estudiosos de galego-português). Quanto ao vocabulário, o português antigo se destaca por conta da influência do francês e do provençal. É aqui que se insere a produção lírica das cantigas trovadorescas.
Português Médio (até 1536--1550)
Período marcado pela variação entre as formas antigas e as formas novas. Uma fase de transição em que a língua foi bastante instável. Resultou em uma nova língua literária, separação do galego-português e rompimento com a língua dos Cancioneiros.
Português Clássico (até o século XVIII)
Começou com o aparecimento da primeira gramática de língua portuguesa --- Grammatica da Lingoagem Portuguesa, de Fernão de Oliveira --- e publicação de obras literárias clássicas, como Os Lusíadas. Neste período, por conta da expansão ultramarina, muitas palavras das línguas africanas, americanas e asiáticas foram incorporadas ao português.
Português Moderno (até o século XIX--XX)
A fase moderna do português pode ser caracterizada como um período em que Portugal expandiu a produção de dicionários e, por reflexo da expulsão dos Jesuítas, reformou o ensino. Além disso, soma-se a força cultural das escolas literárias durante todo o período.
Houve também a independência do Brasil, que aumentou a diferenciação cultural e linguística entre o português de Portugal e o português falado em solo brasileiro.
No estágio final do português moderno, deu-se a larga influência da língua inglesa na língua portuguesa.
Português contemporâneo (atualmente)
Estruturalmente, não há grandes mudanças na língua. Porém, o foco na cultura dos diferentes tipos de portugueses está cada vez mais difundido. Destaca-se os avanços científicos da sociolinguística, que estuda as relações entre língua e sociedade, e as múltiplas produções artísticas inovadoras na literatura, música, teatro e cinema.
Naira Nunes
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras