Gente da Ulbra
Artigo científico de mestrando do PPGECIM tem destaque internacional
Helcio Padilha Junior apresentou pesquisa em universidade da Argentina
Helcio Soares Padilha Junior, formado em Física pela Ulbra em 2018, atualmente é mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade. Morador de Curitiba/PR, trabalha com a formação continuada de professores há cerca de quatro anos em Jaguariaíva e foi através do serviço de educação da cidade que nasceu seu artigo científico que ficou reconhecido internacionalmente.
Em 2018, o professor, que atua na área de Tecnologia Educacional e no ensino de Matemática, foi convidado pela professora de Matemática da Ulbra, Ursula Timm, a participar do projeto de extensão Educação Matemática e Ludicidade. Ele integrou o programa como voluntário, onde desenvolveu uma oficina sobre jogos e desafios no ensino da disciplina intitulada Brincar e Aprender: ensino significativo da Matemática a partir de construção de jogos. A ação foi direcionada para as professoras das séries iniciais da rede de educação de Jaguariaíva.
Experiência virou artigo
Neste ano, a convite da professora e coordenadora do PPGECIM, Cláudia Groenwald, o professor escreveu sobre a experiência obtida no município paranaense. O artigo Uma proposta de formação de professores que ensinam matemática: o uso de jogos como estratégia para a aprendizagem significativa foi apresentado, no último dia 13 de maio, no II Simpósio de Educação Matemática da Universidad Nacional de Luján, em Buenos Aires, Argentina. "Ganhar um destaque internacional é mostrar que nosso trabalho está dando certo", falou o autor sobre o reconhecimento. O evento contou com a apresentação de mais de 20 artigos científicos de nove países.
Investimento em pesquisa
Outra pesquisa, também de autoria do professor Helcio Padilha, já aprovada para publicação, será divulgada no 5º Fórum sobre Currículos de Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), que ocorre de 31 de maio a 2 de junho, em ambiente online. O estudo aborda a formação docente na área de Matemática, realizada no ano de 2019, juntamente às discussões acerca da Base Nacional Comum Curricular.
Naira Nunes
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
19
DEZEDUCAÇÃO Ulbra em rede sobre políticas afirmativas na pós-graduação -
17
JULDissertação Mestranda do PPGProSaúde estuda os efeitos da andropausa em homens -
20
JUNCORIG Ulbra estará presente no 23º Congresso Odontológico Rio-Grandense -
16
JULFeedback PPGECIM promove ciclo de palestras para encerramento do semestre
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes