Na quarentena
Fonoaudiologia oferece grupo de estimulação cognitiva para idosos
Projeto estimula funções e habilidades de pessoas acima dos 65 anos
Com o objetivo de estimular as funções cognitivas e as habilidades comunicativas de idosos durante a pandemia, o curso de Fonoaudiologia da Ulbra Canoas desenvolveu um projeto no Estágio Curricular em Linguagem do Adulto e Idoso, conduzido pela professora Andrea Finkler. O Grupo de Estimulação Cognitiva para Idosos Online ocorre duas vezes na semana, nas terças de tarde e quartas-feiras de manhã, via plataforma de videochamada e é totalmente gratuito. O programa abrange indivíduos acima de 65 anos. Atualmente, o grupo é formado por cerca de 20 pessoas.
Visto que envelhecer acarreta alterações na velocidade de processamento das informações, propiciando um tempo maior para ler, compreender e memorizar dados, são realizadas diversas atividades nos encontros, entre elas jogos de memória, raciocínio lógico, cálculos matemáticos, caça-palavras, entre outros. "Os participantes interagem também via grupo no whatsapp, no qual recebem atividades para realizar durante a semana", salientou a professora.
Como benefício das ações, Andrea destaca a prevenção do declínio cognitivo, retardando o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas e trazendo mais autonomia e qualidade de vida aos idosos. Devido a sua relevância, o projeto foi aceito, recentemente, pela extensão da Universidade e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa em seres humanos.
Experiências compartilhadas
Gilberto Matheus Flores, formando em Fonoaudiologia e um dos estagiários do programa em 2020, fala sobre os objetivos alcançados com o projeto numa perspectiva social e emocional. "O grupo virou um momento não só de estimulação, de troca de informações sobre neurocognição, mas também de troca de experiências, relatos sobre a semana, desabafo." Hoje extensionista do mesmo projeto, ele acredita que todos os participantes, além do ganhos relacionados às questões de cognição, memória, atenção, linguagem, também têm um ganho social e emocional muito importante, em vista de um ano conturbado pela pandemia.
Já Felipe Oliveira Goulart, recém-formado na área, também estagiário no ano anterior, denomina a experiência como inovadora e passível de reinvenção. Segundo ele, os encontros trouxeram leveza, alegria e esperança, resultando não somente no desenvolvimento positivo dos idosos, mas também no crescimento pessoal e profissional do agora fonoaudiólogo. "Mesmo com todas as dificuldades que a vida impôs aos nossos participantes, eles permaneceram firmes e fortes", comenta ele, ressaltando o quão gratificante foi a prática.
A participante Lislei Regina Arosi, de 65 anos, integrante do grupo desde o ano passado, só tem elogios e agradecimento."É um trabalho excelente, importantíssimo para ter uma continuidade", frisa ela. Uma vez que seu histórico familiar traz em evidência a doença de Alzheimer, ela comenta sobre a evolução já obtida com os exercícios de estímulo à memória. Ao fim de cada semestre, é passado um feedback a cada paciente mostrando sua evolução nas funções cognitivas.
Saiba como participar
O projeto já atendeu mais de 20 pessoas em 2020 e pretende atender até 40 pessoas nesse novo formato de extensão. Além de beneficiar a comunidade idosa e dar oportunidade de atuação aos alunos, é possível desenvolver pesquisas e promover resultados ainda melhores sobre a área.
Para participar do projeto, é necessário entrar em contato com a Clínica-escola através do telefone (51) 3477-9269.
Naira Nunes
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras