Experiência
Alunos de Jornalismo dão vida ao projeto Te informa RS
Site publica cobertura jornalística a respeito da pandemia
Acadêmicos da disciplina de Cobertura Jornalística, do curso de Jornalismo da Ulbra Canoas, colocaram em prática, durante o primeiro semestre deste ano, um projeto com o objetivo de cobrir, durante uma semana, notícias sobre o novo Coronavírus (COVID-19). A cobertura ocorreu em regiões e municípios do Rio Grande do Sul, buscando trazer uma visão mais crítica sobre os acontecimentos.
De acordo com o professor da disciplina, Sérgio Lima Lorenz, a atividade é um exercício de cobertura diária, que exige planejamento e produção, a partir da problematização das informações prestadas pelas prefeituras da região metropolitana. Desenvolver o olhar em relação ao tema proposto e trabalhar a interpretação de dados fornecidos pelas instituições públicas também foi uma preocupação do docente. O tema pandemia foi escolhido por Sérgio devido ao interesse público e também pelas diversas perspectivas que o assunto oferece. "A ideia era que os alunos usassem os dados das fontes oficiais e problematizá-las, por meio da confrontação com as fontes independentes", explicou.
Pensando nisso, o estudante do 6° semestre, Marcelo Monteiro, 22 anos, sugeriu para a turma a criação de uma espécie de portal, onde os alunos pudessem centralizar todo o conteúdo produzido. Assim nasceu o Te Informa RS, site onde os discentes publicam suas matérias a respeito da pandemia. Para o aluno Daniel Larusso, do 6° semestre, 22 anos, não há como se pensar jornalismo nos dias atuais sem se atentar ao conteúdo multiplataforma. "Foi muito bom realizar essa atividade. O motivo é bem simples, precisamos de mais prática, inclusive no jornalismo digital, afinal, o mercado cada vez é mais concorrido. Ficar só no básico não é mais uma opção. Observar a habilidade e talento dos colegas também foi algo muito satisfatório", acrescentou.
Experiência compartilhada
A estudante do 5° semestre, Vitória Caroline Costa, 24 anos, compartilhou um pouco da sua experiência com o projeto. "Eu fiquei com Esteio, a cidade que moro, então deveria estar de olho nos veículos de comunicação do município e estruturar primeiramente uma pauta e, posteriormente, iniciar o processo de construção da notícia, contatando as fontes, checando fatos, pesquisando e escrevendo a matéria. Foi sensacional, eu já havia tido a experiência de cobrir fatos de Esteio quando fui estagiária na Prefeitura, mas desta vez foi diferente, eu tive que ter esse olhar crítico sobre o que realmente poderia se tornar uma notícia, decidir qual estratégia que eu iria utilizar para ir atrás das fontes, checar os fatos e, no final, escrever", explicou Vitória.
O acadêmico Marcelo Monteiro aproveitou para relatar algumas das dificuldades em relação ao processo de construção da notícia. "O maior desafio foi lidar com as fontes. Como estudantes, ficamos para trás quando vamos atrás de respostas. Isso serve de aprendizado até mesmo para mostrar como buscar alternativas e não deixar o público sem informação", comentou. Para Larusso, o maior desafio foi o tempo. "È a coisa mais valiosa na minha opinião. Fiquei responsável por cobrir sozinho a região costa-doce no RS e o período não era muito extenso. Então, após coletar todo o material, senti falta de ter mais tempo para fazer o trabalho de pós-produção. Mas claro, não foi um entrave. Secundariamente, a disponibilidade das fontes também foi um desafio, afinal de novo, o tempo, né? Apesar dos desafios, a gente fica satisfeito que conseguiu realizar a cobertura e incentiva que outros estudantes busquem algo novo, algo atual", sugeriu Larusso.
A universitária Vitória compartilhou alguns de seus aprendizados com o trabalho. "Foram muitos, desde saber falar com a fonte, estruturar meu texto, entender o dever da imparcialidade, questionar, me autoquestionar, organizar, questionar mais um pouco. Mas o que eu achei mais legal foi aprender a elaborar uma pauta. Acredito que tudo flui de forma natural quando nos organizamos e acaba nos preparando para possíveis contratempos", completou.
Para conferir as produções dos alunos no Te Informa RS, clique aqui.
Gabriela Thurow
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes