Gente da Ulbra
Egressa de Jornalismo cria perfil no Instagram sobre maternidade
Mamãe Mônica une comunicação e o desejo de construir laços
Ao perceber que tinha expectativas muito elevadas quanto à maternidade, a freelancer em gestão de redes sociais e designer educacional, Mônica Chaves, de 23 anos, decidiu que deveria compartilhar esse sentimento. Egressa do curso de Jornalismo da Ulbra Canoas, ela aproveitou os conhecimentos da sua formação, a inspiração em sua mãe e as experiências como mãe da pequena Joana, de 10 meses, para criar um perfil no Instagram. Assim nasceu o Mamãe Mônica. Espaço onde a jovem fala sobre maternidade, conta histórias acerca de sua rotina, compartilha informações e interage com outras mulheres.
Durante o processo de colação de grau, Mônica estava grávida de sete meses de Joana e conta que eram raras as referências de maternidade no ambiente acadêmico naquele momento. Coube a ela, portanto, estrear esse debate junto aos colegas na Universidade. "Fui abraçada como nunca. São todos tios da Joana", conta. Além de ter adotado a maternidade como pauta, para ela, ter cursado Jornalismo ajuda a pensar tanto nos temas quanto no formato e escolha de palavras para seus conteúdos no Mamãe Mônica.
Os laços conectados e o horizonte acadêmico
Um dos principais assuntos abordados no perfil é a doação de leite materno. Além de fazer suas doações, Mônica também compartilha informações sobre como doar e os benefícios da doação. "Ver na doação de leite uma possibilidade é essencial para bebês prematuros que não podem ser amamentados pela própria mãe, visto que um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por um dia", explica. Para espalhar a importância desse gesto, o Mamãe Mônica tem conteúdos sobre a temática, aliando solidariedade, maternidade e comunicação.
Atualmente, Mônica recebe e responde mensagens de muitas mulheres compartilhando experiências e dúvidas. Algo que, para ela, é uma felicidade. "Eu gosto muito de ter o retorno de quem me segue, de que estão se sentindo melhor, ou simplesmente por ouvir um desabafo com atenção, porque eu sei que não são todas que têm apoio", conta. Uma conexão entre mulheres que pretende levar para o ambiente acadêmico novamente. A jornalista formada deseja relacionar sua experiência com a maternidade com seu projeto de mestrado no futuro.
Você pode seguir o perfil Mamãe Mônica no Instagram clicando aqui.
Michelle Cristhine da Silva
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha -
28
JULParceria Teologia EAD promove curso internacional sobre o pensamento de Lutero -
18
JULGoverno Federal Egressa da Ulbra assume diretoria no Ministério de Igualdade Racial
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras