Canoas
Dia do Profissional de Saúde Residente é comemorado pela primeira vez
Data também marca 10 anos da Residência Multiprofissional em Saúde
Neste domingo, 2, comemora-se, pela primeira vez, o Dia do Profissional de Saúde Residente de Canoas. A data foi instituída com a aprovação do Projeto de Lei nº 79/2020, encaminhado pelo vereador Juares Hoy (PTB) e aprovado na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores no dia 17 de dezembro do ano passado. Celebra-se, também, no mesmo dia, os 10 anos da Residência Multiprofissional em Saúde na Ulbra. A iniciativa, que culminou na criação do Dia do Profissional de Saúde Residente, surgiu como um desejo da Universidade em comemorar a primeira década de atuação deste grupo de profissionais.
Em comemoração ao dia, que contempla os profissionais das Residências Médica, Multiprofissional e Veterinária da Ulbra, nesta segunda-feira, 3, acontecerá uma aula online especial, às 19h, via Google Meet,. De acordo com a coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Ulbra, Estela Schiavini Wazenkeski, as comemorações iniciam no mês de maio e seguem até o final deste ano. Em todo dia dois de cada mês, a Instituição terá uma programação alusiva à data comemorativa.
Entendendo a Residência
Estela ressalta a importância de se criar uma data específica para enaltecer o trabalho desses Residentes. "A data é relevante, justamente para que se possa valorizar o papel desse profissional dentro das políticas públicas de saúde e o quanto é importante o trabalho deles para a comunidade. Se pararmos para pensar que, durante o período de pandemia, os profissionais de saúde não pararam em nenhum momento, os nossos residentes também não pararam. Então, ter um dia para comemorar e valorizar o Residente é o que nos chama atenção dessa data", explica a docente.
De acordo com a coordenadora, "a Residência é um processo de formação em serviço. Isso deixa o profissional altamente qualificado para as atividades práticas, o que acaba fazendo com que ele se destaque muito no mercado de trabalho", comentou. Conforme Estela, existem muitos setores que valorizam o profissional que tem a Residência e o Residente cada vez mais tem conseguido boas oportunidades de trabalho. "Com relação a questões sociais, como os programas de Residência, tem como prerrogativa justamente o fato de qualificação e melhoria dos profissionais de saúde para aprimorar as Políticas de Saúde do país. Percebemos que essa atribuição de formar profissionais para o SUS acaba também consequentemente fazendo com que os serviços de saúde se tornem mais qualificados", completa Estela.
Gabriela Thurow
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras