Gente da Ulbra
Egresso do PPGBioSaúde auxilia em pesquisas de monitoramento da Covid-19
Richard Steiner Salvato atua como Especialista em Saúde do CEVS
Desde o surgimento do vírus da COVID-19, cientistas e profissionais da saúde tomaram a linha de frente no combate à pandemia. No Rio Grande do Sul, um egresso do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde) da Ulbra tem desempenhado importante trabalho de estudo e acompanhamento do vírus. Especialista em saúde no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Richard Steiner Salvato integra a vigilância genômica do vírus no estado.
Graduado em Enfermagem e mestre em Biologia Celular e Molecular pela Ulbra, Richard Salvato é concursado do CEVS desde junho do ano passado. Lotado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), passou a trabalhar no diagnóstico molecular de vírus respiratórios, que incluem o novo Coronavírus. "Minha atuação inicial se deu no diagnóstico em si, realizando os testes de RT-PCR do laboratório", conta.
Com a continuidade da pandemia e o surgimento da demanda de uma maior vigilância genômica do SARS-CoV-2, o especialista passou a atuar no monitoramento das variantes do vírus. "Hoje, minhas principais atividades são voltadas a esse trabalho genômico, incluindo a análise dos dados de sequenciamento, estudo e acompanhamento das variantes circulando no estado, elaboração do Boletim Genômico, investigação epidemiológica quando encontradas novas variantes de preocupação, além de auxiliar em técnicas para detecção dessas variantes."
Interesse pela pesquisa
Hoje mestre em Biologia Celular e Molecular, com doutorado em andamento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Richard Salvato conta que sempre demonstrou interesse pela biologia. "Desde o ensino médio tinha preferência pelas áreas biológicas. Quando ingressei no ensino superior, busquei um curso que me oferecesse amplas oportunidades de atuação, e assim cheguei na Enfermagem."
Após a conclusão da graduação, Richard relata que a biologia molecular foi um caminho natural para a continuidade dos estudos. Durante o período do Mestrado, surgiu também o interesse pela pesquisa e a continuidade da carreira acadêmica. Para ele, o incentivo dos professores foi fundamental para o seu crescimento nessa área. "Além de toda instrução e apoio, me proporcionou muitas parcerias com outros pesquisadores e muita liberdade para seguir com os projetos e estudos, me propiciando a maturidade necessária para minha atuação", completa.
Dorley Dorneles
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha -
28
JULParceria Teologia EAD promove curso internacional sobre o pensamento de Lutero -
18
JULGoverno Federal Egressa da Ulbra assume diretoria no Ministério de Igualdade Racial
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras