Gente da Ulbra
Mestranda pesquisa a qualidade de vida de pacientes renais
Tayane Martins está concluindo o mestrado no PPGProSaúde
Compreender e identificar os problemas na qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas renais é o propósito da estudante de mestrado Tayane Martins, do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade (PPGProSaúde) da Ulbra Canoas. A pesquisa, intitulada "Qualidade de vida de pacientes portadores de Doença Renal Crônica em tratamento de hemodiálise, na região Transamazônica, Brasil", tem como objetivo avaliar os impactos da doença.
De acordo com Tayane, que é enfermeira da saúde indígena na cidade de Altamira, no Pará, o estudo é relevante para a saúde pública e o bem-estar do paciente, uma vez que são poucas pesquisas encontradas na região Norte do país relacionadas à melhora ou piora da qualidade de vida dos doentes renais crônicos. "Promover essa análise significa entender as dimensões que possuem influência nos recursos existentes para adaptação à nova condição de vida e adesão ao tratamento adequado". Além disso, o resultado do estudo pode impactar no fornecimento de subsídios para que a equipe de saúde tenha compreensão quanto ao impacto dessa condição crônica na vida das pessoas. "Contribuindo para gerar mudanças condizentes com a realidade e possibilitando uma atuação profissional adequada frente a essa população", explicou a mestranda.
Incentivo à pesquisa
O mestrado sempre foi uma necessidade profissional que gostaria de realizar, conta Tayane. O sonho se concretizou em 2019, quando a modalidade ofertada pelo regime modular da Ulbra possibilitou que ela realizasse o curso sem abandonar sua vida profissional.
Tayane diz que a escolha da temática da dissertação ocorreu por dois motivos: o primeiro está relacionado à atuação como enfermeira da saúde indígena, onde acompanhou nos últimos três anos um caso clínico de paciente indígena em tratamento hemodialítico. O segundo surgiu quando a doença crônica renal se tornou realidade dentro da família, onde constatou que a vida do familiar mudou drasticamente após o diagnóstico.
Além das suas experiências fora da Universidade, a pesquisa foi motivada pelo apoio das orientadoras do PPGProsaúde, as professoras doutoras Eliane Fraga da Silveira e Dóris Cristina Gedrat. Tayane conta que a ideia é não parar após a conclusão do mestrado. "Em um segundo momento, irei desenvolver um projeto de pesquisa juntamente com minhas orientadoras, que trata sobre as políticas públicas existentes para os portadores de doença renal crônica na região Norte do Brasil."
Resultados da pesquisa
Os resultados encontrados pela estudante revelam que os pacientes estavam comprometidos em quatro dimensões: situação de trabalho, carga da doença, limitação física e efeitos da doença. De acordo com Tayane, muitos pacientes relataram suas dificuldades em conviver com as restrições da doença e esperam que a pesquisa impulsione mais estudos na área nefrológica.
Além disso, a pesquisadora constatou um vínculo amistoso entre profissionais e pacientes do setor de hemodiálise, tendo em vista o contato frequente entre eles. Tayane afirma que os resultados permitirão a identificação de fatores que podem estar interferindo na qualidade de vida dos pacientes. "A equipe multiprofissional poderá planejar a assistência mais adequada a esses indivíduos por meio de intervenções que visem melhorar os aspectos psicossocial, físico, mental e emocional, sendo possível pactuar com os pacientes estratégias para a autogestão de sua saúde."
A partir dos resultados obtidos, a mestranda planejou a devolutiva para os profissionais de saúde e pacientes. Foi entregue um banner para a equipe da Diálise enfatizando a importância dos profissionais de saúde, e cada paciente e acompanhante recebeu um folder contendo informações sobre a qualidade de vida e recomendações gerais que promovam bem-estar e promoção da saúde. Tayane conta que os pacientes agradeceram pelo retorno das informações e enfatizaram a importância da realização de mais estudos na área.
Henrique Knebel
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
19
DEZEDUCAÇÃO Ulbra em rede sobre políticas afirmativas na pós-graduação -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes