Momento histórico
Alunos de Enfermagem participam da campanha de vacinação contra a COVID
Ação aconteceu em Canoas no sábado, 27 de fevereiro
Seis acadêmicos do curso de Enfermagem da Ulbra fizeram parte de um momento histórico no último sábado, 27. O grupo participou da 2º edição do Drive thru da Vacinação, no Parque Eduardo Gomes, em Canoas. Na oportunidade, foram imunizados contra a COVID idosos acima de 80 anos. A 1º dose foi aplicada em 1.730 pessoas. De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Ulbra, Débora Monteiro da Silva, este foi o primeiro evento relacionado à vacinação contra a COVID-19 que os alunos participaram. "Anualmente, os nossos acadêmicos participam de campanhas no município, mas foi uma grande oportunidade fazer parte deste momento e de uma ação de grande significado na promoção e prevenção à saúde", destacou.
Entre os alunos, o sentimento foi de realização. A acadêmica do 10º semestre, Jordana da Silva Fagundes, conta que já havia participado de uma campanha dentro do Presídio de Canoas, em 2019, mas que, desta vez, foi ainda mais gratificante. "É como se, a cada vacina, eu também estivesse administrando um pouco de esperança nas pessoas", define. O sentimento de felicidade também foi compartilhado pela colega do 9º semestre, Vitória da Rosa Vieira, que diz não ter pensado duas vezes quando recebeu o convite. "Foi uma sensação muito boa ver as pessoas felizes. Muitos chegavam e saiam rezando, agradecendo, registrando o momento", recorda. Nem o calor e as oito horas imunizando em pé foram suficientes para afastar o desejo da acadêmica de integrar novas campanhas. "Que venham muito mais momentos e experiências como essa. Agradeço à Ulbra por nos dar essa oportunidade e aos professores por terem confiado em nós", completou.
O mesmo sentimento de gratidão foi compartilhado por Natália de Mattos Almeida, acadêmica do 9º semestre, que, pela primeira vez, participou de uma campanha de vacinação. "É bem comum essas atividades acontecerem quase sempre no final do curso, quando estamos no campo de estágio. Então, chegou a minha vez", afirmou. Para ela, a emoção a cada seringa administrada ficou na lembrança. "A todo momento os idosos nos agradeciam e ficavam extremamente felizes", lembrou. A presença massiva de idosos também chamou a atenção de Jordana.
"Alguns idosos foram de carro de aplicativo, táxi, de carona com vizinhos, com familiares, de moto, de todas as formas possíveis para não perder o dia da vacinação", conta. Para ela, a ação teve ainda um significado mais especial. "O momento que mais me emocionei foi quando eu vacinei meu avô. E, no fim, ele saiu agradecendo a Deus pela tão sonhada vacina ter chegado", completa. Além da aplicação, as acadêmicas contam que também conversaram com os idosos. "Falamos sobre a importância de tomarem a segunda dose, tranquilizamos eles em relação à vacina e mostramos a seringa antes e depois da aplicação, demostrando que a dose havia sido administrada", finalizou Vitória.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras