Gente da Ulbra
Egressa de Biomedicina é finalista do Prêmio Jovem Pesquisador
Josiane Trevisol Leal concluiu graduação em 2018
O Prêmio Jovem Pesquisador Promega Brasil, selecionou entre seus 10 finalistas uma egressa do curso de Biomedicina da Ulbra Canoas. Josiane Trevisol Leal, 27 anos, foi graduada em 2018 e hoje integra a equipe do laboratório de Microbiologia Molecular da UFCSPA, como mestranda do programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. O projeto que levou Josiane à final trata de um estudo sobre o Streptococcus pneumoniae, utilizando um modelo animal alternativo, que são as larvas de galleria mellonella.
"O principal objetivo do estudo consiste em realizar um painel comparativo da expressão de genes, correspondentes às principais proteínas de superfície de S. pneumoniae, entre dois grupos isolados: portadores (não-doentes) e doença pneumocócica invasiva (doentes)", explicou a pesquisadora. As metodologias propostas, de acordo com a biomédica, podem beneficiar o desenvolvimento de novas vacinas. "E incorporar um modelo animal alternativo para pesquisa que ainda é pouco explorado, sendo uma área com espaço para investigação científica e com grande potencial para inovação e originalidade", justificou.
Interesse pela microbiologia nasceu na universidade
O interesse da egressa pela área começou no início da graduação, ao ingressar, ainda no primeiro semestre, no Laboratório de Toxicologia da Ulbra como voluntária. "Senti cedo o gosto pela ciência. Mas foi no estágio extracurricular, no Laboratório de Microbiologia, que me apaixonei por aquele mundo colorido e palpável", recorda. Josiane afirma que o papel da Ulbra foi fundamental para que conseguisse ingressar na universidade. "Fui a primeira pessoa na família a ter um diploma universitário, mesmo vindo de escola pública, filha de empregada doméstica, criada pela avó, sem o pai, sem condições financeiras para pagar uma faculdade particular. Através da universidade e do Prouni fiz a graduação com bolsa de 100%", afirma.
Sobre o reconhecimento da premiação, ela diz se sentir honrada. "Quando li o projeto dos outros finalistas, vi que são todos incríveis! Eles estão lá porque merecem, porque o trabalho deles é lindo, porque eles se dedicam à ciência mesmo com muita gente descrendo. E eu estou fazendo parte disso, é reconfortante e animador", completou.
O projeto vencedor será eleito por meio de voto popular online. A votação estará aberta de 29 de março a 30 de abril neste link. O vencedor será anunciado no dia 30 de junho e ganhará uma viagem aos Estados Unidos para participar de um congresso da área.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Tags
Notícias relacionadas
-
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha -
28
JULParceria Teologia EAD promove curso internacional sobre o pensamento de Lutero -
18
JULGoverno Federal Egressa da Ulbra assume diretoria no Ministério de Igualdade Racial
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras