Gente da Ulbra
Mudar o mundo de alguém é indescritível, diz egressa de licenciatura
Elenise Pereira da Silva se formou em Ciências Biológicas em 2017
O sonho de mudar o mundo foi o que aproximou Elenise Pereira da Silva da sala de aula. Egressa do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Ulbra, ela conta que nunca se viu atuando em outra profissão. "Mudar o mundo de alguém é indescritível. Ver nos olhos dos educandos o prazer do conhecimento e da expansão da mente é inexplicável", justificou, contando que ingressou na Universidade em 2012 e se formou em 2017.
"O curso de Ciências Biológicas transformou a minha vida, minha forma de ver e pensar o mundo e a mim mesma. Os temas que mais me auxiliaram foram evolução e paleontologia, por me fazerem refletir sobre nosso lugar neste universo, tirando-nos de um pedestal antropocêntrico, revelando o nosso pertencimento à natureza, fato que muitas vezes acabamos deixando de lado", ressaltou.
Elenise também destacou a importância dos professores na sua capacitação e no período de estágio. "Os docentes do curso são altamente capacitados e amam o que fazem e isso com certeza é um grande diferencial. Aliam a teoria à prática e nos fazem se apaixonar cada vez mais pela profissão. Também preciso salientar a importância dos estágios, por nos fornecerem segurança e experiência na profissão", comenta.
Trajetória e pesquisa de excelência
Professora na E.E.E.F Presidente João Belchior Marques Goulart, de Alvorada, desde 2017, Elenise destacou a importância que a Ulbra teve na sua trajetória para que fosse possível alcançar o objetivo de se tornar professora. "Foi a melhor possível. Comecei o curso sendo pagante até que consegui uma bolsa Prouni. A Ulbra proporcionou sempre todo suporte possível e muitas oportunidades. É uma excelente Universidade, me orgulho de ser sua egressa", concluiu.
O interesse pela docência não parou por aí. Em 2018, Elenise ingressou no mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), onde desenvolveu pesquisa junto a uma escola numa região de vulnerabilidade social. No estudo, analisou as dificuldades dos estudantes em aprender ciências e matemática. O objetivo foi analisar se o software Scratch, destinado para a criação de jogos, a partir da Aprendizagem Criativa, poderia ser empregado como fomento para práticas em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Elenise lembra a importância que essa pesquisa trouxe para a comunidade. "Foi aliado o lúdico ao pensamento criativo para transformar realidades, visto que o desenvolvimento dos jogos proporcionou, além da aprendizagem, a elevação da autoestima, afetividade e trabalho colaborativo, ações necessárias em comunidades com alta vulnerabilidade socioeconômica", comentou ela, que concluiu o mestrado na Universidade em 2020. E a egressa não pretende parar por aí. Planeja fazer doutorado. "E continuar com o projeto de robótica que desenvolvo na escola onde atuo", completa.
Gabriel Fichtner
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes