Comunicação
Rádio 11 ganha programa produzido e apresentado só por mulheres
45 com Elas é conduzido por estudantes do curso de Jornalismo
A programação do Rádio 11, produzido por estudantes do curso de Jornalismo da Ulbra para a disciplina de Radiojornalismo, com orientação do professor Sérgio Lima, agora conta com uma nova produção: o 45 com Elas. O programa é formado exclusivamente por mulheres estudantes da graduação.
O projeto, que teve sua primeira edição gravada no segundo semestre de 2020 a distância, traz as principais notícias do dia e reportagens especiais, além de duas entrevistas, sendo uma delas de Cultura e outra com tema livre. A produção busca promover a justiça social e dar visibilidade às questões sociais que impactam a vida das pessoas. "Construímos um projeto denso em termos editoriais, com uma visão crítica das questões que atravessam o cotidiano", relatou o professor.
A estudante e produtora do programa, Michelle Silva, falou sobre as pautas que são abordadas. "Buscamos trazer prestação de serviço e alguns temas ligados ao social. Além disso, achamos importante desmistificar alguns temas, como os movimentos sociais, por exemplo, que pouco aparecem no noticiário das grandes mídias ou aparecem partindo do lugar de marginalização. A gente busca pautas que prestem um serviço, mas também esclarecimentos quanto a esses temas que são costumeira e lamentavelmente estereotipados", concluiu.
O programa 45 com Elas vai ao ar semanalmente, às terças-feiras, a partir das 19h30min, com transmissão pela página do Rádio 11 no Facebook.
Representatividade feminina
Para a estudante Naomi Machado, uma das repórteres do programa, a experiência adquirida na disciplina de Radiojornalismo e a participação em um programa inteiramente constituído de mulheres tem sido excelente. "Eu acredito que a experiência seja extremamente importante para a formação, o contato com as fontes e o público e por estarmos fazendo um programa informativo e de bônus 100% feito por mulheres."
A apresentadora e estudante Julia Nadide Tews falou sobre a representatividade e a credibilidade que o programa traz. "São 45 minutos com mulheres estudantes de Jornalismo, então isso já diz muita coisa. Além de fazermos questão de ter representatividade em tudo que produzimos e apresentamos, nós estamos levando a mensagem de que o jornalismo atual não precisa mais de vozes masculinas para acontecer e passar credibilidade. Sem falar que nós aprendemos muito umas com as outras. Com certeza essa iniciativa vai ficar marcada na vida de cada uma por colocar em prática o que a gente estuda e por propor um modelo de radiojornal diferente", destacou.
A equipe do 45 com Elas é formada pelas produtoras Michelle Silva e Yasmin Casal, apresentadoras Julia Tews e Suelen Naibar, além das repórteres Sara Gabriely, Paula Barreto, Naira Nunes, Mariana Machado, Naomi Machado e Lauren Berger.
Para assistir e ouvir às produções das alunas, clique aqui.
Gabriel Fichtner
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras