Conscientização
Após o Outubro Rosa, chega o Novembro Azul
Campanha chama atenção para a saúde do homem
Com o fim do mês de outubro, a campanha Outubro Rosa também se encerra, e, ainda que as mulheres prossigam com os exames preventivos, agora é a vez de chamar a atenção dos homens para cuidados com a saúde. A campanha Novembro Azul alerta para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer que mais atinge homens, perdendo apenas para o câncer de pele.
O professor do curso de Medicina da Ulbra, João Alberto Bemfica, frisa sobre a importância dessa campanha e todos os projetos de atenção à saúde em geral. "Nessa campanha, se enfatiza o diagnóstico precoce do câncer, que é o momento onde as taxas de cura são elevadas. Na realidade, os projetos de divulgar uma vida saudável e atenção às medidas e exames são muito importantes para todas as pessoas," ressalta.
Segundo ele, na prevenção de morte pelo câncer de próstata, busca-se identificar homens com maior risco de apresentarem a doença e diagnosticar o mais precocemente possível para que as chances de cura sejam maiores, já que não há medidas para evitar que ele apareça.
Papel das campanhas
Estudos mostram que os homens procuram menos os serviços de saúde do que as mulheres, pois possuem uma dificuldade maior em ter um autocuidado. O professor relata que as campanhas ajudam muito na diminuição do preconceito referente aos exames preventivos masculinos. "Ano a ano, o preconceito vem diminuindo e mais homens realizam o controle da próstata. A divulgação dessas campanhas ajudam muito neste sentido", explica.
De acordo com o médico urologista, os exames importantes a serem realizados são o Exame de Toque Retal da Próstata e a medida do PSA (exame de sangue). Estes exames devem ser realizados anualmente em geral por homens a partir dos 50 anos e após 45 anos com pacientes com histórico familiar da doença (pai/irmãos/tios).
Sobre o Novembro Azul
É um movimento mundial que surgiu em 2003, na Austrália, denominado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de alertar sobre o câncer de próstata e outras doenças masculinas, chamando atenção para saúde dos homens e tentando quebrar o preconceito masculino de ir ao médico. Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul vem ganhando força a cada ano e ajudando a salvar milhares de vidas.
Mariane Vera
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras