Reconhecimento
Alunas de Arquitetura e Urbanismo apresentam artigo em encontro nacional
Juliana Silveira e Ester de Holleben apresentaram trabalho dia 4
Um artigo de duas acadêmicas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra Canoas foi selecionado para o XVIII Entac - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, um dos eventos brasileiros mais importantes do segmento.
O artigo Ensino de BIM em curso de Arquitetura e Urbanismo: uma análise comparativa sobre percepções de demanda foi produzido pelas alunas Juliana Silveira e Ester de Holleben sob a orientação da professora Caroline Kehl. A produção ocorreu de março a setembro, levando em conta todas as revisões solicitadas pelo Entac, até o aceite final, que ocorreu no início de outubro. A apresentação aconteceu no dia 4 de outubro.
Juliana explica que o artigo trata da transição que está acontecendo na área da Arquitetura entre diferentes tecnologias de informação e comunicação (do CAD para o BIM). "Mais especificamente, foca em fazer um diagnóstico do ensino da nova tecnologia e entender o nível de conhecimento em BIM dos alunos de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra", completa.
Diferencial no currículo
A aluna ressalta a importância de ter participado do Entac. "Por conta do conhecimento agregado, da troca de informações e experiências com pessoas de todos os cantos do país", ressaltou indicando que a participação contribuiu para o currículo como estudante. Ester aponta que isso pode representar algo positivo para o curso, podendo instigar outros alunos a se envolverem com a área da pesquisa científica, algo tão necessário no país.
Caroline Kehl, professora orientadora do artigo científico, valoriza a atuação, o interesse e as habilidades adquiridas pelas duas alunas na produção do projeto. "Elas escreveram um pedacinho da história. E tiveram desempenho excepcional na atividade", destacou. Juliana e Ester salientam que todo o sucesso obtido se deve à orientação da professora. "Sem a participação dela, que é uma entusiasta do BIM, e incansável na busca pelo aprimoramento dos alunos, não teríamos conseguido", completaram.
As alunas, que são formandas 2020/2, afirmam que produzir um artigo em meio à pandemia, tendo que realizar contatos somente de forma virtual, e conciliar a produção e análise dos resultados dentro dos prazos do evento e, ainda, com as atividades acadêmicas, foram o grande desafio. "Como aprendizado, fica o fato de que tudo que fizermos com dedicação pode gerar bons frutos."
Maicon Parizotto
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema