Saúde da mulher
Outubro Rosa encerra com live sobre prevenção ao câncer de mama
Atividade contou com a participação de profissionais de diversas áreas
Aconteceu na noite desta quinta-feira, 29, para encerrar o Outubro Rosa, um importante encontro entre profissionais da saúde e professores residentes da Ulbra, discutindo sobre câncer de mama, pós-operatório de mastectomia, fisioterapia, aspecto legais após o diagnóstico e sobre o tratamento através de quimioterapia. O coordenador do curso de Medicina, Marcelo Guerra foi o mediador do bate-papo.
Na abertura, a ginecologista Fernanda Caruso, expôs os multifatores que podem causar o câncer de mama, falando sobre os seus sinais e sintomas, passando pela prevenção da doença através de dicas de uma vida saudável. "A mulher deve se conhecer, deve se tocar, deve sentir sua mama desde cedo", assinalou a médica. A docente também tirou dúvidas sobre um dos questionamentos mais feitos pelas mulheres: câncer versus prótese mamária.
Logo em seguida, o enfermeiro Diego Oliveira, dialogou sobre os cuidados do pós-operatório em uma cirurgia de mastectomia, como o uso de dreno e a higienização sendo um dos passos mais importantes para uma boa recuperação. Cristina Caberlon, coordenadora do curso de Fisioterapia da Ulbra, falou sobre a importância do atendimento completo ao paciente a partir de um cuidado humanizado. A especialista também destacou as evidências científicas que o exercício físico traz de benefícios para a saúde no pré e pós-operatório.
Cuidados múltiplos
Na sequência, a coordenadora do curso de Direito, Francele Marisco, ressaltou sobre os aspectos legais, o direito ao tratamento digno e garantias como suporte, medicamentos e acesso a outros auxílios como o doença e resgate do fundo de garantia. "Nós temos uma lei maior, que é a nossa constituição federal, que já abarca todos esses direitos, direito à vida, direito a um tratamento digno," pontua Francele. A docente ainda indicou o Sajulbra, no Núcleo de Prática Jurídica da Ulbra, que pode auxiliar as pacientes na busca pelos seus direitos.
Abordando a quimioterapia, o professor do curso de Farmácia, João Victor Laureano, falou sobre o tratamento de combate ao câncer através da quimio. Explicando como as combinações utilizadas destroem as células doentes e quebrando o tabu de que o tratamento é um vilão pelos efeitos colaterais causados. "A gente tem que entender que apesar desses efeitos, a quimioterapia é sim um recurso que salva vidas", indica o docente. Laureano ainda comentou sobre os tipos de quimioterapias, local de recebimento do tratamento, ciclos e orientou sobre a toxicidade e proteção aos familiares.
Para ver ou rever a live na íntegra, clique aqui.
Naira Nunes
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras