Esporte
Clube português terá categoria de base no Complexo Esportivo da Ulbra
Instalações também receberão escola do Club Sport Marítimo
A categoria de base e a escola de futebol do Club Sport Marítimo, da Ilha da Madeira, em Portugal, tem novo endereço em Canoas: o Complexo Esportivo da Ulbra. Atuando no município há dois anos com a escola de futebol, o Marítimo ampliará no Centro de Treinamento da universidade o projeto de ensinar jovens a jogar futebol no padrão europeu e formar atletas.
"Ao nos instalarmos no CT da Ulbra, o clube foi federado, para disputarmos o campeonato gaúcho nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20", contou o coordenador sul-americano do Marítimo, Mauro Rocha. Além de ocupar dois campos de futebol onze e dois de futebol sete, a equipe ainda conta com uma infraestrutura com quadras de vôlei e futebol de areia, quatro quadras de tênis de saibro e pavilhão com dois vestiários e banheiros, recepção e salas. Uma delas abrigará uma sala de games.
Neste sábado, 24, familiares dos alunos da escola de Canoas, que estão com as atividades suspensas durante a pandemia, conheceram as instalações de treinamento da Ulbra. A previsão é que as aulas retornem no dia 17 de novembro. A publicitária Débora Koch acompanhou o filho Saimon, de 12 anos, que frequenta a escola desde que ela se instalou em Canoas. "O espaço agora é muito mais completo, dá mais vontade de trazer ele", revelou.
Para José Gustavo da Silva, pai de Vítor, de 10 anos, a instalação da escolinha no Complexo Esportivo vai motivar ainda mais os pequenos. "A organização será melhor e vai motivar as crianças, por ser um espaço amplo", opinou. Os pais de João Bernardo Lazzarin, de 10 anos, contaram que procuraram o Marítimo pensando no futuro do filho. "O futebol é a vida dele desde muito pequeno. Ele está muito feliz com a possibilidade de retornar", contou a mãe, Cláudia Lazzarin. Para ela, a ida do clube para o CT da Ulbra aproximará ainda mais o filho do sonho de jogar futebol. "É uma estrutura ótima", comentou.
Marítimo no Brasil
Há seis anos o Marítimo implantou no Brasil um projeto mundial de formar e captar atletas para o clube português. Hoje, o país conta com 72 unidades com escolas de futebol e cerca de 7 mil alunos. A unidade instalada na Ulbra será a primeira do país a contar com uma categoria de base. "Será um projeto modelo. Nossa expectativa é contar com cerca de 200 atletas na base", completou Rocha.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras