Em meio à pandemia
Profissionais de saúde do HU se emocionam ao receber cartas de estudantes
As palavras de carinho e amor são combustíveis na luta contra a Covid-19
"Todos nós devemos muito a vocês. Enfermeiros são grandes faróis deste mundo, como anjos de roupa branca. Parabéns pelas vidas que salvam e pelo carinho e amor com que nos cuidam." Esse é um trecho da carta que fez Cíntia Riograndense, enfermeira do Hospital Universitário de Canos, cair em lágrimas. A homenagem foi escrita por uma das alunas do Colégio Ulbra São João e entregue junto a muitas outras para os profissionais de saúde na tarde desta quinta-feira, 17.
A iniciativa de prestigiar com mensagens os funcionários do HU partiu do Capelão do Hospital e professor da escola, Daison Neutzling. Segundo ele, a mobilização surgiu da necessidade de apoio aos profissionais que vivem em constante tensão e sobrecarga laboral. Ao mesmo tempo, enquanto professor, percebeu que os alunos também passavam por momentos sensíveis. "Então, pensamos em convidar esses estudantes a participar da atividade, que de certa forma também é um processo de cura, podendo eles colocar-se dentro da batalha contra a COVID-19 de forma segura", comentou.
A emoção da mensagem e as adversidades da pandemia
Cíntia relata que as palavras são motivadoras para não desistir frente às dificuldades da pandemia. "Tudo mudou nos últimos meses, temos coberto turnos de colegas afastados, seja por contaminação ou grupo de risco. O nosso emocional está se deteriorando rapidamente em meio a tantas perdas, de colegas, conhecidos e até mesmo familiares", comentou a profissional.
Conter as lágrimas ao ler o texto foi impossível, relatou. A enfermagem, segundo ela, precisa de pessoas que se inspirem umas nas outras, e um dos trechos da carta que mais a emocionou diz o seguinte: "Eu gostaria que soubesse que eu pretendo seguir nessa área futuramente. Só de pensar que meu trabalho seria salvar vidas, já me emociono", escreveu a estudante.
Para Cíntia, este trecho é gratificante e um incentivo a todos os trabalhadores que, por vezes, estão exaustos. "É motivador ler algo que alguém que nem te conhece escreveu. Fez diferença no meu dia, porque tem muito entusiasmo e criatividade, e, para escrever, é preciso conhecer e sentir."
Palavras que melhoram o dia a dia
Rosiane Cardoso, técnica de enfermagem na UTI do Hospital Universitário, agradece especialmente a Júlia, que lhe escreveu uma carta, segundo ela, incrivelmente sensível e carinhosa. "Na hora em que me chamaram para receber a carta, me senti um pouco surpresa, pois não sabia do que se tratava. Quando sentei em frente ao meu paciente e abri a cartinha, fiquei muito feliz e emocionada. Naquele momento, o meu dia, que não estava muito bom, se tornou um dos melhores dias. Muito obrigada, Júlia", relatou.
A enfermeira Jenifer Renosto conta que, mesmo não atuando diretamente com as alas de COVID, a rotina hospitalar mudou significativamente. São novos protocolos, treinamentos e demandas de internação. Segundo ela, a sobrecarga é aliviada com mensagens assim, de afeto e reconhecimento. "Senti muita emoção de saber que tem pessoas preocupadas conosco e com o nosso trabalho. É muito importante para mim saber que, mesmo distantes, estamos todos juntos", finalizou.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras