Experiência
Alunos de Enfermagem e Farmácia aplicam testes de COVID na Expointer
Trabalhadores só puderam ingressar no local após a negativa do teste
Desde o último dia 21, segunda-feira, acadêmicos do curso de Enfermagem e Farmácia da Ulbra participaram do setor de testes rápidos da COVID-19, na Expointer, em. Os estudantes coletaram as amostras dos feirantes da agricultura familiar e demais trabalhadores, que só poderiam ingressar no local caso o exame desse negativo.
Com o apoio da folha de notificação dos sintomas, os examinados deveriam responder perguntas como os dados de identificação e se haviam sentido sintomas da doença nos últimos dias. A estudante do 9º semestre de Enfermagem, Aline Diotti Glitzenhirn, conta que o teste utilizado mostrava resultado IgC, quando o indivíduo já produziu os anticorpos da COVID, e o IgM, que é um indicativo de que a doença está ativa no organismo. "Explicamos os detalhes do teste, tiramos dúvidas e abrimos todo o material na hora na frente da pessoa", comentou.
Os cassetes, onde eram colocados o sangue, o reagente e onde aparecia o resultado, eram identificados com o nome e horário de leitura do teste. Os examinados eram chamados e recebiam pulseiras de identificação conforme o seu laudo final. A ação foi acompanhada de perto pelas enfermeiras da vigilância de saúde de Esteio, que também deram o suporte necessário para aqueles com resultados inconclusivos ou positivados.
Importância da participação para o aprendizado
Aline destacou que os estudantes participantes estavam, de forma geral, muito felizes pela oportunidade de participar ativamente da ação. Para ela, inclusive, diz ter sido uma experiência incrível e muito proveitosa. "Infelizmente tivemos casos positivos e dar essa notícia não era fácil, o participante precisava sair da feira naquele momento. Muitos estavam assintomáticos e nem imaginavam ter a doença."
Destacou, ainda, que a atividade de testes em grande número revelou uma realidade que já se esperava em relação ao número de assintomáticos e portadores do vírus. "A pandemia, infelizmente, não acabou e os cuidados e orientações devem ser mantidos e reforçados."
Ingrid Moller, estudante do 8º semestre de Enfermagem, comenta que a sua participação proporcionou a possibilidade de colocar em prática os conteúdos vistos na disciplina de Saúde Coletiva. "Foi uma grande experiência. Éramos nove alunos e vimos de perto a realidade da COVID, além de experienciar pessoalmente tudo que envolve os testes rápidos e aplicá-los", finalizou.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras