Gente da Ulbra
Estudante de Administração inicia negócio de alimentação saudável
Patrick Rubim está no último semestre da graduação
Nos últimos anos, muitas pessoas modificaram seus hábitos alimentares com o intuito de melhorar sua qualidade de vida. A rotina pesada e a falta de tempo para se dedicar à cozinha sempre foram fatores prejudiciais para aqueles que gostariam de ter uma alimentação mais saudável. Pensando nisso, o estudante de Administração da Ulbra Canoas, Patrick Rubim, decidiu aliar aquilo que vinha aprendendo na Universidade juntamente com sua rotina para criar seu próprio negócio, o Marmitas do Ike.
O negócio começou apenas como um hobbie, e foi ganhando forma devido ao encorajamento dos amigos. Patrick comenta que nos últimos anos começou a praticar exercícios e levar uma alimentação mais saudável. Devido a questões financeiras, ele se arriscava na cozinha e produzia seus pratos. Por utilizar bastante as redes sociais e postar fotos dos preparos, alguns conhecidos sempre perguntavam se ele produzia para a comercialização. "De tanto me questionarem, eu resolvi me aventurar e, em meio à pandemia do novo Coronavírus, comecei a produzir as marmitas para vender", comenta o estudante.
A graduação em Administração e, em especial, uma disciplina ajudaram muito o acadêmico a pôr em prática seu negócio. "Durante a graduação, o que a gente mais ouve dos professores é 'um dia vocês terão seu próprio negócio', e isso vivia martelando na minha cabeça. Até o 5º semestre, eu ainda não tinha ideia do que eu faria após formado, e foi então quando me deparei com a disciplina de Gestão de Custos, ministrada pela professora Gabriela Fonseca", comenta.
Patrick conta que encerrou a disciplina sabendo que esse seria um dos temas de seu TCC. Após algum tempo, já no sétimo semestre e com a ajuda de seu orientador, o estudante encontrou os motivos certos para pesquisar sobre essa área. A ideia inicial era começar a produzir as marmitas para vender depois de formado, mas como chegou a pandemia e o isolamento social foi se agravando, ele decidiu antecipar o negócio. "No início, foi terrível! Eu nunca tinha feito comida em grandes quantidades. Hoje, posso erguer as duas mãos para o céu e dizer que está dando super certo", comemora.
Case para a elaboração do TCC
O TCC desenvolvido pelo aluno de Administração é voltado para a Área da Gestão de Custos. Sob o título Identificação e controle de gastos para a elaboração do preço de venda de marmitas fitness, ele tem como objetivo identificar quais são os alimentos da linha saudável mais consumidos pelas pessoas, além de identificar e classificar os gastos para a produção de marmitas fitness e, através dos métodos de custeio, elaborar seu preço de venda mais justo ao consumidor. "Espero que ele sirva de parâmetro para outros acadêmicos e também para a comunidade em geral, como fonte de pesquisa", comenta.
Planos para o futuro
Perguntado sobre a continuidade do negócio após o término do TCC, Patrick se mostrou muito confiante para o futuro. A construção do trabalho está ajudando muito a entender o mercado e a pensar maneiras diferentes de ajudar as pessoas a terem uma alimentação mais equilibrada.
Devido ao rápido sucesso do Marmitas do Ike, o jovem começou neste semestre a cursar Nutrição, e espera estar cada vez mais capacitado para ajudar as pessoas a aumentarem sua qualidade de vida. "Daqui cinco anos, me visualizo como administrador da minha loja de alimentos saudáveis em paralelo ao meu trabalho como nutricionista, sempre com foco na saúde e bem-estar das pessoas", completou.
Você pode conferir o trabalho do estudante Patrick Rubim clicando aqui.
Rafael Rezende
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras