Com supervisão do professor
Alunos de Medicina produzem material sobre saúde mental na pandemia
Dicas foram elaboradas na disciplina de Medicina de Família e Comunidade
A pandemia surgiu de surpresa e afetou a todas as pessoas de maneiras muito distintas. Além de dificuldades financeiras e o risco de contágio pelo novo Coronavírus, o isolamento social prejudicou muito a saúde mental da população. Pensando nisso, o professor do curso de Medicina da Ulbra, Elson Farias, e seis acadêmicos da disciplina de Medicina de Família e Comunidade realizaram no primeiro semestre de 2020 o projeto Saúde Mental na Pandemia.
O objetivo era construir conteúdo informativo, de fácil compreensão, que pudesse ser acessado por todos. "A temática envolvendo a saúde mental tem sido muito prevalente no âmbito da atenção à saúde das pessoas. Envolvendo desde questões de relações pessoais e interpessoais até o adoecimento, passando pela escassez de recursos e inadequação da assistência profissional", justificou o docente, chamando a atenção que a pandemia agravou ainda mais a qualidade da saúde mental.
Conforme Farias, as evidências científicas para a elaboração da atividade foram todas identificadas pelos alunos, que também foram responsáveis pela criação da arte gráfica. Além disso, o conteúdo foi encaminhado para ser avaliado para uso pela Coordenação Estadual de Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde do RS. "A reação ao projeto foi de muita alegria e satisfação, pois sair da sala de aula e poder contribuir com a saúde mental das pessoas é de grande impacto no processo formativo. Assim, podemos dar visibilidade ao aprendizado da Universidade", comentou o professor.
De acordo com Farias, os alunos de Medicina continuarão produzindo conteúdos como esse e oferecendo ao SUS estadual. "Dessa forma, os alunos aumentam seu conhecimento e ainda prestam um belo trabalho para toda a sociedade do Rio Grande do Sul", concluiu.
Um dos acadêmicos envolvidos na ação, Felipe Franco, considera a saúde mental um tópico fundamental da formação acadêmica e que recebeu ainda mais destaque com a pandemia. "Diversos estudos mostram um aumento das doenças psiquiátricas e/ou uma piora nos quadros preexistentes durante a pandemia. Isso reforça a importância de levar informação baseada em evidências para conscientizar a população, orientar e promover saúde", destacou.
Você pode acessar o material produzido pelos estudantes da Ulbra clicando aqui.
Rafael Rezende
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras