No contexto da pandemia
Formação Continuada Docente promove encontros de Inclusão e Tecnologias
Eventos reúnem docentes de todos os campi através de plataforma virtual
A segunda fase da Formação Continuada Docente da Ulbra, que iniciou no dia 2 de setembro, vem promovendo encontros síncronos para debater as maneiras como um professor pode se recriar no contexto da pandemia. As lives acontecem através do Youtube com grupos docentes compartilhando as suas experiências e conhecimentos.
No último dia 4, sexta-feira, a coordenadora do curso de Psicologia da Ulbra Guaíba, Rafaela Behns Jarros, mediou o encontro Acolhimento e Inclusão em tempos de pandemia. Segundo ela, a formação é um espaço de troca de experiências. "Para que a gente possa aprender e compartilhar um pouco dos ensinamentos e aprendizados que tivemos durante esse momento das aulas remotas", comentou. A abertura foi conduzida pelo capelão da Ulbra Carazinho, Elton Fischer, que comandou uma palavra de reflexão sobre vida e tomada de decisões.
O primeiro projeto apresentado foi Empatia em tempos de pandemia, da docente do curso de Pedagogia da Ulbra Carazinho, Eloisa Poletto. Junto com alunos voluntários da Instituição mobilizados pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a missão da Universidade de ser comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora, desenvolveram formas de auxílio aos necessitados, através de diálogos e escutas por telefone. "Fomos movidos pelas ações sociais, direitos humanos e redes de cooperação. Isso nos levou a pensar o que as pessoas estão vivendo e quais são as suas necessidades?"
Já a docente da Ulbra EAD e pós-graduação, Lisandra Sandri, trouxe para o encontro sua experiência com uma aluna deficiente intelectual e abordou as formas de ajuda possíveis por parte da comunidade acadêmica. "Por mais que ele não se declare como pessoa com deficiência, precisamos sim cuidar e nos comprometer com ele enquanto aluno e enquanto comunidade, e, sem dúvida nenhuma, valorizar as pessoas independente do processo avaliativo", contou.
Novas tecnologias de aprendizagem
A primeira parte do encontro Recursos que Qualificam o Processo de Aprendizagem dos Estudantes aconteceu no último dia 9, quarta-feira. A mediação ficou por conta da professora Patrícia Noll Mattos, do Laboratório de Aprendizagem Virtual (LAV), e o momento de reflexão sobre a importância da união foi conduzido pelo capelão da unidade de Guaíba, Peterson Machado.
A professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), Letícia Azambuja, compartilhou durante a formação as propostas de plataformas virtuais e gamificação que vêm sendo aplicadas ao programa. As plataformas Trello, Scratch e o Sketchfab foram apresentadas como possibilidades de utilização para a criação de projetos e trabalhos interativos.
Contando suas experiências em migrar as funcionalidades e conteúdos das aulas para o formato online, o coordenador dos cursos de Computação do campus Canoas, Eduardo Isaia, trouxe explicações acerca da utilização do Google Formulário como ferramenta de aprendizagem. O docente falou sobre o assunto na primeira e na segunda parte do evento. "Desde que eu comecei a dar aulas remotas, percebi que a maneira que eu ensinava presencialmente poderia muito bem ser aplicada ao virtual e de uma maneira mais dinâmica e interativa."
No dia 11, sexta-feira, foi realizada a segunda parte da temática de recursos para aprendizagem. O docente do LAV, Ítalo Ogliari, mediou o encontro e o capelão da Ulbra Torres, Gerson Prates, conduziu o momento de devocional. Os palestrantes foram os docentes Eduardo Isaia, Nilson Freira, da Ulbra Carazinho, e Sérgio Abreu, da Ulbra Canoas.
Freire trouxe detalhes sobre as formas de utilização do Google Meet que vem aplicando durante a disciplina de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. Já o professor Sérgio relatou sua experiência de desenvolvimento da Webinários através da plataforma. "Com essa tecnologia e possibilidade de fazer encontros e conferências virtuais, também surge a oportunidade de promover a aproximação com outros profissionais e trazê-los para o contexto da sala de aula."
Confira abaixo os próximos encontros da semana
16/9 (17h às 18h30min) - Metodologias e avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia - Parte I
17/9 (17h às 18h30min) - Metodologias e avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia - Parte II
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema