Gente da Ulbra
Egressa organiza livro sobre a educação em tempos de pandemia
Geana Krause é formada em Pedagogia pela Ulbra
A egressa do curso de Pedagogia da Ulbra, Geana Krause, está organizando o terceiro volume do seu livro Reflexões e práticas, desta vez, refletindo sobre a educação em tempos de pandemia. O projeto surgiu em 2018 com o volume Os desafios na área do saber, a partir das suas experiências e dos relatos de outros profissionais, buscando valorizar o papel dos educadores. Em 2019, o segundo volume, Os caminhos para a inclusão escolar, destacou temas como acessibilidade, práticas inclusivas, preconceito, aprendizagem, alfabetização, tecnologias e novas estratégias para o ensino.
Geana estava organizando o terceiro volume quando a pandemia iniciou. "Como os professores tiveram que se reinventar, por ser um momento histórico, este tema não poderia ficar de fora", explicou. No momento, o título está em processo de produção e a escritora está recebendo artigos que destacam desde projetos a reflexões sobre o ensino híbrido e EAD.
Nasci para ser professora
Apesar de ter várias professoras em sua família, Geana não pensava em lecionar. "Sempre adorei conversar com os professores, na hora do recreio ou após as aulas", recorda. Com o nascimento do seu filho, buscando estabilidade, começou a cursar magistério. Foi no curso que se apaixonou pela área da educação. "Assim que concluí, fui para área da Pedagogia e descobri a abrangência da profissão. Percebi que nasci para ser professora", revela.
Da docência à escrita
Para se tornar escritor, é preciso ter o hábito da leitura. E, desde muito cedo, Geana já lia muito. Ela conta que gostava de ouvir histórias contadas por sua família. Seu primeiro livro do gênero infantil, lançado em 2017, Que bicho é esse, adivinha?, gerou convites para participações em outras publicações. "O escritor acaba nascendo da formação familiar, experiências, é muito da vontade, pois a escrita é o espelho da vida. Ser autor é querer fazer e deixar sua marca no mundo para que fique para a posteridade", refletiu.
Projetos futuros
Com a pandemia, quatro livros infantis tiveram que ser adiados. Geana conta que tem focado agora em livros de antologia, poesias e na área acadêmica, pela facilidade de publicação. "Com certeza o projeto Reflexões e Práticas irá continuar. Estou pensando nas propostas para 2021, ainda não sabemos o que vai ser do ano que vem, afinal, a educação não é estática. Não sabemos se iremos continuar com o ensino híbrido", justificou.
Saiba mais sobre a escritora
Além de pedagoga e escritora, Geana também é professora da Educação Infantil, colunista, pós-graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais e especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci.
Além da participação em outras obras da literatura infantil e juvenil e artigos educacionais, como Demontale (Ed.Arwen), Soturnos (Independente), Lendas Africanas - Nossa Descendência (Amazon), Que bicho é esse? Adivinha! ( Clube de Autores), ela também é criadora do Blog Educa. Escreve para editoras e participa de alguns jornais de Porto Alegre e São Paulo como colunista.
Kauana Kempner Diogo
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha -
28
JULParceria Teologia EAD promove curso internacional sobre o pensamento de Lutero -
18
JULGoverno Federal Egressa da Ulbra assume diretoria no Ministério de Igualdade Racial
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras