Gente da Ulbra
Egressa que criou projeto ambiental participa de campanha da Samsung
Projeto de Ayanda Lima foi premiado pelo programa Respostas para o Amanhã
Já pensou se existisse uma solução para o tratamento de água utilizando apenas o extrato da semente de uma planta? Graças ao projeto desenvolvido pela egressa da Ulbra, Ayanda Lima, com seus alunos da 2ª série do ensino médio da escola Dom Veloso no município de Itumbiara, interior de Goiás, hoje essa realidade é possível. A pesquisa foi premiada em 2015 pela Samsung, através do concurso estudantil Respostas para o Amanhã, e integrou a campanha da empresa de incentivo à pesquisa em 2020.
Ayanda, que se graduou em Ciências Biológicas pela Ulbra em 1998 e integrou o Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde) da Ulbra Canoas até a concretização do seu doutorado, contou um pouco mais sobre o projeto. Como forma de incentivo à pesquisa acadêmica, a escola em que ensina promove anualmente uma feira científica. Cada professor é responsável por desenvolver um trabalho com uma turma que busque soluções para problemas da comunidade.
"Com a minha turma, começamos a estudar microorganismos e as doenças causadas por bactérias. Neste momento, descobrimos que alguns dos alunos que residiam na zona rural da cidade tiveram sintomas destas doenças", comentou. A partir dessas constatações, o grupo se deslocou até a zona rural para avaliar a qualidade da água dentro das cisternas. Na medição, foi comprovado existir coliformes fecais e presença da bactéria Escherichia coli, que causa infecções intestinais, na água que vinha sendo distribuída para as residências.
A partir daí se iniciaram os testes a fim de achar uma solução rápida e de baixo custo para o problema. "Uma aluna citou que a sua família utilizava do extrato da semente de moringa para purificar a água", lembra. O grupo colheu as amostras de água contaminada e testou a eficácia da planta, que mostrou resultados positivos.
Importância da premiação e campanha
O projeto, premiado em nível nacional, teve mais um reconhecimento neste ano. Como forma de celebrar os 10 anos dos programas educacionais de responsabilidade social, a Samsung realizou a campanha Educação e Inovação Transformam, tendo Ayanda como uma das representantes. A educadora frisou que o reconhecimento representa a crença na mudança do ser humano e do que ele é capaz de fazer. "Eu, enquanto professora, tive a felicidade de ter essa turma e realmente acreditar no potencial deles, e agora tive essa oportunidade de falar para o país inteiro que a educação é o caminho transformador."
Para ela, todas as dificuldades transpostas em sua vida retornam à memória a partir da premiação. Sem incentivo para ingressar em um curso universitário, e custeando a faculdade como pôde, Ayanda afirma que teve que lutar muito para trilhar esse caminho. "Foi tudo devido à educação e nunca ter desistido de aprender com meus mentores e mestres. Estes sempre me puxaram para continuar e lidar com as questões socioemocionais, que tiveram um grande peso na minha vida."
O reconhecimento foi, portanto, um marco na vida e carreira acadêmica da professora. É um sentimento de dever cumprido com aquela turma e de ter modificado vidas, ela ressalta. "Não adianta ficar apenas focado nos estudos e não exercer o seu papel enquanto cidadão, precisamos entender qual a nossa contribuição com o mundo. O que você está fazendo para melhorar o mundo e melhorar as pessoas?", reflete.
Trajetória acadêmica na Ulbra
"Na época da graduação, eu aprendi muitas coisas que me encantaram pelas Ciências Biológicas." E foi assim, totalmente dedicada a transformar o mundo, que Ayanda ingressou no PPGBioSaúde, onde conquistou os títulos de mestre e doutora.
Durante o seu caminho junto à Ulbra, destacou a qualidade dos professores e, ainda, a saudade que essa etapa de sua vida deixou. "O que eu mais gostava eram as atividades práticas, e a Ulbra oferece muito essa experiência", recorda. Trabalhos em campo e reconhecimento por parte dos docentes fizeram com que, hoje, a educadora afirme que tem um orgulho imenso de ter sido aluna da Ulbra.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha -
28
JULParceria Teologia EAD promove curso internacional sobre o pensamento de Lutero -
18
JULGoverno Federal Egressa da Ulbra assume diretoria no Ministério de Igualdade Racial
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras