Acessibilidade
Encontro virtual dá início a 7ª Semana da Pessoa com Deficiência
Atividades acontecem em formato virtual, através de plataforma online
A 7ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência e Acessibilidade teve início nesta segunda-feira, 24, com um encontro virtual que levou o tema Os Desafios da Implementação das Políticas no Bairro Guajuviras x O Combate ao Capacitismo.
Os palestrantes do encontro, Valoir Oliveira Mendes, coordenador do Núcleo de Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Canoas, e Fernanda Vicari, assistente social, conversaram sobre dificuldades na implementação de políticas públicas que visem à acessibilidade dentro do bairro Guajuviras, em Canoas, e o capacitismo - discriminação e preconceito social contra pessoas com alguma deficiência.
Segundo os palestrantes, diferente do que parte da população pensa, a acessibilidade não se limita a uma rampa; ela deve alcançar diversas áreas, desde a habitação até a comunicação e o transporte. "Nosso bairro já tem mais de 70 mil pessoas, há muitos comércios, locais públicos e privados que as pessoas com deficiência não conseguem acessar com igualdade aos demais", destacou Valoir.
Presente no encontro, o diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter, ao falar sobre o início de mais uma edição do evento, declarou estar feliz por presenciar a abertura virtual e ressaltou a importância desta semana para a Universidade. "A trajetória da Ulbra com as pessoas com deficiência vem desde os anos 1990, quando tínhamos o IPESA (Instituto de Pesquisa em Acessibilidade). Naquela época, não existia nenhuma obrigatoriedade legal ou cobrança para que a Universidade tivesse esse tipo de tratamento para com a pessoa com deficiência. A Ulbra, naquele tempo, já tinha essa preocupação e vem fazendo este trabalho desde então".
O vice-reitor, Adriano Chiarani, também presente, completou a fala do diretor. "Este trabalho cresce a cada ano, vem tomando corpo e forma, porque nós entendemos, como Instituição, que ele é valiosíssimo. Ele conduz todas as pessoas no mesmo caminho: o do conhecimento e da acessibilidade". Também participou da abertura a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Ulbra, que organiza a Semana, Aline da Rosa.
A 7ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência e Acessibilidade, sob o tema Acessibilidade Universal: uma responsabilidade de todos, termina na sexta-feira, 28. Até lá, serão mais de 50 atividades. Para conferir a programação, clique aqui.
Vinício Rodrigues de Souza
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras