Nesta segunda-feira, dia 17
Museu da Ulbra participa de celebração do patrimônio cultural estadual
MCNU trará detalhes sobre a coleção botânica e suas utilidades
O Museu de Ciências Naturais da Ulbra (MCNU) fará parte da programação online do Dia do Patrimônio Cultural Estadual, nesta segunda-feira, 17, a partir das 17h. O encontro acontece no site do museu e será ministrado pela museóloga Nathália Santos Oliveira, que traz para debate a temática Representações sobre o patrimônio cultural imaterial, da coleção científica de botânica, do Museu de Ciências Naturais da Ulbra.
O conteúdo será disponibilizado através de um vídeo e interações virtuais no canal, que, segundo Nathália, abordará as representações sobre o patrimônio cultural imaterial do MCNU, especificamente em sua coleção botânica que se encontra na exposição de longa duração do Museu. "No vídeo, serão apresentadas algumas plantas regionais e seus diferentes usos e costumes na região Sul do país, tendo como foco central a Ilex paraguariensis (erva-mate) considerada como uma das mais importantes plantas para o desenvolvimento de um dos símbolos tradicionais do Rio Grande do Sul, o chimarrão."
A atividade também possibilitará que os visitantes enviem fotografias e breves relatos que abordam, ou mencionam, os usos e costumes que fazem das plantas regionais. "Isso de forma a comunicar a representatividade destas espécies no seu cotidiano ou até mesmo no dia a dia de sua família e círculo social", comentou. Tanto as imagens quanto os breves relatos serão anexados no site oficial do MCNU após a transmissão.
Potencialidades do MCNU e inserção na comunidade
Segundo a museóloga, a participação do museu no evento é importante uma vez que insere a Ulbra dentro desta comunidade. "A partir dessas atividades, conseguimos comunicar as ações museológicas desenvolvidas aqui, assim como ampliar o acesso à nossa Instituição", também aponta que O MCNU tem grandes potencialidades que podem ser abarcadas pelo conceito de patrimônio histórico cultural, tanto material quanto imaterial. "As ações que planejamos desenvolver irão demonstrar e aproximar essas informações dos nossos diferentes públicos."
Você pode acompanhar a transmissão clicando aqui.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras