Atividades práticas
Ulbra firma parceria com projeto Salvando Empresas
Iniciativa ajuda negócios com dificuldades durante a pandemia
A crise econômica brasileira, aprofundada pela pandemia do coronavírus, tem fechado diversas empresas pelo país. Desde março, mais de 716 mil negócios já deixaram de existir, de acordo com dados do IBGE. Pensando nessa difícil realidade do mercado e visando preparar os profissionais que estão em formação nos cursos da área de Administração e Gestão, a Ulbra acaba de firmar uma parceria com o projeto Salvando Empresas, para que seus alunos aprendam a enfrentar esses problemas na prática.
No acordo firmado entre a iniciativa e a Ulbra, as disciplinas que compõem o Programa de Extensão Disciplinar (PEI) passarão a desenvolver atividades práticas que irão buscar solucionar os problemas enfrentados pelos empreendimentos que participam do Salvando Empresas. Os alunos serão supervisionados pelos professores Alexandre Ströher e Rodrigo Tomasi. "Essas disciplinas têm a característica de proporcionar um espaço de aprendizagem e de criação, a partir de vivências na comunidade. Podem ser organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Neste contexto, eles buscam problemas e desafios junto a comunidade, trabalhando em consonância com a proposta do PEI", explicou Ströher.
O PEI é um dos eixos que fazem parte da reestruturação pedagógica, promovida pela Universidade desde 2017 e que foi concluída neste ano. Responsável direta pela implementação da curricularização da extensão nos cursos de graduação da Ulbra, a Gerente de Educação Continuada e Inovação da Aelbra, Simone Imperatore, destaca que o programa reúne objetivos acadêmicos e comunitários. "Os alunos aprendem fazendo, na prática. Eles são colocados no contexto do mercado de trabalho e de atuação profissional, sob supervisão, com referenciais teóricos".
Alunos trabalharão com situações reais
"Resolver problemas e desafios de gestão, a partir de cases reais". É esse o principal objetivo da parceria firmada com o projeto Salvando Empresas, ressalta Imperatore. Entre as diversas atividades desenvolvidas durante o semestre, os alunos farão pesquisas, levantamentos das demandas de cada negócio, realizarão diagnósticos das empresas, entrevistarão os empresários e definirão as prioridades a serem enfrentadas. A partir disso, eles desenvolverão e implementarão planos de ação. Ao final, poderão avaliar o processo e apontar soluções e alternativas para as empresas atendidas.
Conheça o projeto Salvando Empresas
Criado em 14 de maio deste ano, o projeto Salvando Empresas nasceu da necessidade de apoio às empresas atingidas pelo agravamento crise econômica no Brasil, após a pandemia do coronavírus. Em apenas dois meses, a iniciativa já reuniu cerca de 70 voluntários e 5 empresas apoiadoras. Até o dia 11 de agosto, o projeto já reunia mais de 30 cases. Entre os negócios ajudados pelo Salvando Empresas estão padarias, restaurantes, clínicas médicas, agropecuárias, escolas de idiomas e diversos outros segmentos.
O projeto também desenvolve ações sociais, com doações de cestas básicas, frascos de álcool em gel e protetores faciais. Mais de 1 tonelada de alimentos já chegou às entidades que atendem famílias em vulnerabilidade social na região, de acordo com os números divulgados pelo coordenador do Salvando Empresas, Jorge Oliveira Júnior.
Os interessados, tanto em ajudar como em receber apoio do projeto, podem entrar em contato pelo e-mail salvandoempresasbrasil@gmail.com ou pelo Instagram @salvando_empresas.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras