Aumento no número de leitos
Docente da Ulbra fala sobre situação de UTIs em Canoas
Diego Miltersteiner coordena os leitos de UTI do Hospital Universitário
Em entrevista ao Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, na manhã desta quarta-feira, 22, o médico Diego Miltersteiner deu detalhes sobre como está sendo a rotina nos leitos de tratamento intensivo destinados aos pacientes de COVID-19 do Hospital Universitário, em Canoas. Ele é o responsável por coordenar a equipe que cuida dos infectados que chegam à UTI do local e também é professor do curso de Medicina da Ulbra.
Além de falar sobre como tem sido o dia a dia da ala hospitalar, Miltersteiner confirmou a abertura de novos leitos. De acordo com o médico, hoje, 50 novos espaços para adultos estão sendo inaugurados no HU. "Destes, 40 serão exclusivamente para pacientes com COVID", destacou o profissional, que considera fundamental essa ampliação, diante da escalada de casos no município e a rotatividade lenta dos leitos de tratamento intensivo para pessoas com síndromes respiratórias agudas graves, como é o caso dos internados por COVID-19.
Formado há quase 20 anos, o professor de Medicina da Ulbra também exaltou a dedicação dos profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia. "De alguma maneira, a gente gosta muito do que estamos fazendo aqui. Eu nunca vi tanta gente trabalhando para que tanta coisa dê certo e tão rápido." De acordo com o médico, a impressão que a equipe tem é de que o pior já passou, mesmo com dados que apontam uma piora no cenário.
Para que o trabalho continue em um fluxo que não comprometa a atuação do sistema de saúde, Miltersteiner aproveitou para pedir a colaboração da população da região, que é atendida pelo Hospital Universitário. "As pessoas, em casa, também precisam fazer a parte delas. Ficar em casa, sempre que possível, higiene pessoal e todas aquelas coisas que vocês insistentemente colocam e que nos ajudam muito", frisou.
Hospital é referência no atendimento de pacientes com COVID
Atualmente, de acordo com Miltersteiner, o Hospital Universitário recebe, por dia, de dois a três novos pacientes para internação nos leitos de UTI. Apesar do ritmo intenso, o número de altas hospitalares tem ficado numa proporção parecida, o que tranquiliza a equipe e acaba tornando o HU na principal unidade de saúde da região. "Somos referência não só para Canoas, que tem uma demanda grande das UPAs e de outros hospitais, mas também para os outros municípios, que também procuramos ajudar", ressaltou.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras