Saúde é o que interessa!
Academia da Ulbra tem atendimento remoto e personalizado na pandemia
Estagiários assessoram os alunos através de textos e vídeos
A pandemia chegou e modificou diversos cenários no nosso cotidiano. O uso de máscaras passou a ser obrigatório e os espaços não essenciais precisaram fechar temporariamente. Em muitas cidades, as academias tiveram suas atividades suspensas, devido ao grande risco de contágio dentro dos ambientes. Pensando em continuar auxiliando seus alunos, a Academia da Ulbra adotou o formato virtual para os atendimentos.
O grupo que presta a assessoria aos frequentadores da academia é composto por dois estagiários fixos e quatro estagiários curriculares, da disciplina de Estágio 2 do curso de Educação Física. Segundo o coordenador da academia e supervisor do grupo de atendimento, Diogo Bezzi Jaeger, os atendimentos iniciaram em junho e se estendem até o último dia de julho. A partir dessa data, o formato mudará novamente.
Segundo a docente responsável pela disciplina, Larissa Sabbado Flores, após a liberação da Instituição e das entidades responsáveis, se percebeu que a necessidade de reformulação enquanto professor também passa pelo estagiário. "Como primamos pela segurança e saúde dos nossos alunos e estamos trabalhando de casa, também decidimos pensar em possibilidades para que eles não fossem expostos ao risco, mas que pudessem aprender com o estágio e para que o estabelecimento fosse viável", destacou.
A rotina de treinos virtuais
Assessorando dois funcionários da Ulbra, a acadêmica do 7º semestre de Educação Física, Rebecca Franco, explica que o processo de determinar o treino diário de cada um é específico, utilizando-se um questionário e anamnese enviada por eles, antes de ingressar na academia. "Verificamos o objetivo de cada aluno e de que forma poderíamos montar este treino com segurança e na realidade de cada um, uma vez que não estaríamos junto deles para conseguir orientar o movimento", apontou.
Rebecca envia o treino diário em um horário escolhido pelo próprio aluno. "Eu envio uma explicação escrita de como funcionará o treino por whatsapp ou e-mail. Em seguida, eu gravo um vídeo demonstrando o passo a passo e envio da mesma forma." A estagiária também explica que, por questões de horários assíncronos, os treinos tiveram de ser gravados. "Após, eles me mandam um feedback de como foi, se cansaram bastante, se sentiram algum desconforto, e assim vamos ajustando aos poucos conforme a realidade de cada um", finalizou.
Feedback dos alunos
Alexandre da Cruz Ribeiro, funcionário da UlbraTV há cinco anos, explica que, por uma questão de horário, prefere treinar na parte da tarde. Ele recebe um treino montado especialmente pra ele e utiliza-se de alguns halteres que possui em casa para melhorar a performance. "Foi muito boa essa oportunidade, tanto para a nossa segurança e dos profissionais, quanto para manter o nosso corpo condicionado aos treinos e, assim, não perdermos o foco."
A acadêmica de Biomedicina, Andressa de Chaves Batista, diz que adaptou um dos espaços de sua casa para os treinos, e assim consegue realizá-los de uma maneira mais fácil. A iniciativa da Universidade de oferecer esta opção aos alunos, para ela, foi muito importante. "Principalmente pra quem fica em casa 24h. Melhora muito a qualidade de vida, sem contar que influencia positivamente no psicológico", concluiu.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras