Aproveitando a quarentena
Alunos e colaboradores colocam em prática projetos pessoais
Iniciativas envolvem produção de vídeos e textos
A pandemia do novo Coronavírus resultou em alunos e funcionários da Ulbra realizando suas funções de maneira remota nos últimos meses. Entretanto, além das novas atividades, esse isolamento possibilitou colocar em prática projetos que já estavam há um tempo no papel ou, ainda, aprimorar os já existentes.
Um deles é o projeto Papo Zen, que saiu do papel durante o período de isolamento social. Quem idealizou tudo foi a estudante de Jornalismo e estagiária da Ulbra TV, Natália Satler, 23, que produz, roteiriza e edita a série de vídeos que tratam sobre bem-estar. "Eu sempre fui muito espiritualizada, sempre gostei desses assuntos, pesquisei bastante sobre isso", conta. Para ela, o projeto é uma forma de escapar dos assuntos densos que encara dentro do jornalismo, diariamente.
"De uns tempos para cá eu comecei a ver que o entretenimento me chama muito a atenção. Porque dá para explorar assuntos mais divertidos e mais alto astral", comenta. Fazia um tempo que a estudante do 8º semestre vinha idealizando algo neste sentido. Então, este ano, tomou coragem para iniciar as produções e edições do projeto.
O Papo Zen é inspirado na Monja Coen e conta com convidados conhecidos da estudante. Os vídeos buscam tratar de assuntos ligados à saúde mental, física e emocional. "A gente sabe que tendo esses três pilares bem firmes se consegue ter uma vida mais saudável", explica. As produções estão sendo postados no Facebook e IGTV, entretanto, ela pretende também publicá-los no Youtube. "A partir de agora acredito que a minha principal plataforma vai ser o Youtube", conta.
Dicas e opiniões sobre leituras de forma descontraída
O criador de conteúdo e auxiliar administrativo da Ulbra, Nataniel Albani, também aproveitou a quarentena para compartilhar conteúdo para os seus seguidores. O perfil do Instagram Conhecendo o Livro já conta com mais de 200 seguidores e traz resenhas descontraídas sobre diversas obras. "Eu sempre gostei de leitura, então nada mais justo do que dividir esse gosto com mais pessoas, afinal de contas, incentivar a leitura é sempre bom", explica.
Junto com a jornalista e egressa da Ulbra, Liliane Franco, Nataniel desenvolveu o projeto para incentivar a leitura e trazer informações sobre diversas obras, de forma humorada. "A gente não tem um gênero específico. Tanto que na minha estante, por exemplo, tem desde livro de mistério até livro infantil", conta. O projeto ainda é novo, desenvolvido desde junho, por isso, Albani enfatiza que ainda é preciso tempo para ir estruturando e aprendendo formas de como apresentar os livros nas redes sociais. "A ideia também é convidar pessoas para falarem sobre livros".
O Conhecendo o Livro é para ser leve até na produção. Nataniel conta que as leituras são feitas todas no seu tempo, sem pressão para ter que gerar conteúdo. "Agir da forma mais natural possível. Tanto que a gente não estipula prazo para a leitura", conta. Com uma amizade de mais de cinco anos, Nataniel e Liliane pretendem levar o amor pelos livros para o mundo. "A gente resolveu se unir e levar essa paixão adiante".
União de resenhas e textos autorais
Através de resenhas de séries e livros, Ingrid Souza, 24, expressa sua opinião sobre diversas produções. Ela utiliza do Medium para as publicações, rede que, segundo ela, favorece o encontro de pessoas interessadas neste conteúdo. "Estudei como funcionava o Medium antes de fazer os trabalhos de cobertura jornalística e achei uma plataforma bem fácil de usar", comenta. A estudante do 6º semestre de Jornalismo já produz para seu site, chamado Entre resenhas e poemas desde novembro do ano passado, quando tirou férias do estágio. Além dos conteúdos sobre séries e livros, ela escreve textos autorais.
Os planos de Ingrid incluem criar uma conta no Instagram para movimentar mais seus conteúdos, e começar a produzir resenhas sobre filmes. Ela conta que quando recebe respostas positivas sobre as indicações, a sensação é de felicidade. "Às vezes, recebo até sugestões. Uma das minhas resenhas da série Anne With an E é uma das primeiras que aparecem no Google quando pesquisada".
Giovanna Cerveira
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras