Muita emoção!
Transmissão da formatura de Medicina aproximará alunos dos familiares
Formandas falam da importância de ter a família junto, mesmo a distância
O sonho da cerimônia calorosa e emocionada, abraçando os professores e colegas, teve de ser substituído pela emoção a distância. Devido à pandemia, os formandos do curso de Medicina da Ulbra agora se preparam para ingressar no mercado depois de uma colação virtual e transmitida através do canal da UlbraTV. Mesmo a mudança de formato sendo diferente depois dos anos dedicados aos estudos, ela traz o benefício do alcance.
Carioca, Juliana Ormond do Nascimento veio transferida à Ulbra depois de uma mudança repentina no trabalho de seu marido. Longe dos familiares e amigos, a formanda já sabia que quando chegasse o grande dia nem todos os queridos poderiam estar presentes. Mas isso mudou neste ano. Saber que, mesmo distante, a família poderia acompanhar a sua colação de grau traz um calor ao coração. "Eu queria muito que minha família estivesse aqui comigo, muito mesmo, mas saber que de alguma forma eles poderão acompanhar é bem reconfortante", contou.
O sonho da formatura e as celebrações a distância
Acontecendo de forma online, a formatura se torna acessível a um maior público. A futura médica Adriane Schio Pagliarini, apesar do momento sensível, também poderá ter a sua família acompanhando de longe este momento. Natural de Restinga Seca, região central do Rio Grande do Sul, ela conta que desde o início teve que lutar contra as desigualdades sociais.
"Sempre estudei em escola pública e durante meu ensino médio eu caminhava 5km a pé para ir para a escola." Apesar das dificuldades enfrentadas, Adriane garante que nunca desistiu. A oportunidade de ingressar no ensino superior, e no tão sonhado curso de Medicina, se concretizou através do Financiamento Estudantil (FIES), que cobriu 100% do valor das mensalidades. "Comecei a faculdade e senti muitas dificuldades, porque o curso de medicina toca nossa alma lá no fundo, te desafia todos dias."
A forma de confortar-se diante dos desafios era imaginar o momento da formatura. A comemoração não é apenas do formando, mas de toda uma rede de suporte familiar. A família sempre foi o porto seguro de Adriane, e os sentimentos de saudade permaneceram com ela durante todos os anos da graduação. "Doía voltar depois de três ou quatro meses para visitar meus pais e perceber que tinha perdido várias datas importantes e que eles estavam envelhecendo."
Agora, devido à pandemia do novo Coronavírus e a necessidade de ajudar o próximo mantendo-se distante, a acadêmica precisará segurar a saudade por mais um tempo. A certeza de Adriane é que toda a sua família e comunidade de amigos estarão vibrando por sua conquista a distância.
"Eu quero ser médica para ajudar o próximo"
Para Raquel de Oliveira Almeida, por mais atípico e inimaginável que uma formatura online possa parecer, este não é o momento de ser egoísta. A saúde pública, segundo ela, precisa urgentemente do apoio desses médicos. "Estamos contentes que a nossa formação vem em um momento de mais necessidade."
Segundo ela, a UlbraTV e a Universidade presentearam os formandos com a possibilidade de que, mesmo os familiares mais distantes, possam acompanhar esta celebração. Raquel, que é natural do município de Sarandi, interior do estado, conta que seus entes mais queridos terão a oportunidade de vê-la conquistar este sonho. "É uma felicidade enorme saber que, não somente meus pais, mas meus tios e avós poderão participar comigo deste momento."
Confiante de que cada formando é uma ajuda necessária no combate à pandemia, Raquel já constrói o seu futuro e, na próxima semana, inicia o trabalho junto à Secretaria de Saúde de Canoas. Mesmo ansiosa de atuar frente ao vírus, a estudante acredita que a preparação teórica e prática dá segurança. "A gente está em uma Universidade que ensina a prática desde o início, a medicar e cuidar, e o mais importante, ensina a ter empatia com o outro", finalizou.
A formatura de Medicina da Ulbra pode ser acompanhada às 15h desta sexta-feira, 10 de julho, pelo canal da Ulbra TV - 48.1, 21 da Net Porto Alegre e 19 da TVN e pelo Facebook e Youtube da emissora.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras